Parque Jardim das Perdizes inaugura sede com o apoio da Associação de Moradores (AMO) e da TECNISA

Prédio tem visão 360° do parque, jardim de outono e teto verde

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a Associação de Moradores e a TECNISA inauguraram nesta segunda-feira (3) o prédio sede do Parque Jardim das Perdizes, com sala de administração e de segurança, banheiros, sala de comando do sistema de irrigação, almoxarifado e copa. A instalação foi um esforço conjunto entre a equipe de Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU), o Conselho Gestor do parque, a Associação de Moradores (AMO) e os diretores da TECNISA – empresa que auxiliou a construção da área verde.

O projeto do prédio foi arquitetado de forma que a visão do parque não fosse obstruída, assim, a sede foi construída enterrada e tem um mirante com visão 360° da área verde. O teto da instalação é coberto de vegetação, então, vista de cima, ele se mistura com a grama da área externa. Além disso, o edifício ainda conta com um jardim de outono repleto de gramíneas coloridas.




Área externa da sede administrativa do parque

O Jardim das Perdizes, localizado na zona oeste e construído pela TECNISA, foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo como o primeiro parque público acessível da capital. Com 44 mil m² de área verde, equivalente a 25 quarteirões, recebeu o Selo de Acessibilidade concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Totalmente aberto ao público, conta com mais de 2,2 mil árvores de 40 espécies (inclusive algumas nativas da Mata Atlântica), ciclovia em asfalto drenante, playground, aparelhos de ginástica, pisos podotáteis para orientação de deficientes visuais e bancos para descanso e leitura.

Outro destaque é o sistema de aquecimento solar que fornece, por exemplo, 40% da energia necessária para aquecer uma piscina. Há ainda uma tecnologia que identifica a umidade relativa do solo, capta e armazena a água da chuva para a irrigação, evitando o escoamento para os córregos da região e diminuindo a incidência de inundações.

Esse sistema faz do Jardim das Perdizes o único parque da América Latina cujo processo é automatizado. Chamado de Drenagem Zero, o sistema de retenção de água evita sobrecarga nos córregos e alagamentos nas ruas.

 

Representantes da SVMA, Associação de Moradores e TECNISA em cerimônia de inauguração da sede

 

Vista do mirante localizado acima do prédio da sede