Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba promove atividades on-line e encontros ao ar livre

Programação conta com minidocumentários e palestras que destacam a conservação da espécie

A segunda edição da Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba teve início no dia 22 de novembro e se encerrará no dia 29, o Dia Internacional da Onça Pintada. Parceiros do Parque Estadual Intervales e de todo Contínuo Ecológico de Paranapiacaba organizaram uma sequência de eventos, de forma on-line, através das redes sociais e também com atividades presenciais.

A programação conta com minidocumentários, transmissões ao vivo com a participação de professores, artistas, pesquisadores e comunidade, além da contação de causos, palestras presenciais e atividades ao ar livre.

A onça pintada é o maior felino das Américas, uma das espécies mais representativas das florestas brasileiras e símbolo da resiliência da natureza, especialmente na Mata Atlântica, onde a população é mais reduzida, seja pela caça, perda de habitat e outras ações humanas. No Sudeste, as onças-pintadas somente sobrevivem em Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, como os Parques Estaduais Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Intervales, Turístico do Alto Ribeira e APA da Serra do Mar – que juntas formam o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba. No município de São Paulo, a espécie tem sido monitorada no Núcleo Curucutu/Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e na Área de Proteção Ambiental – APA Capivari-Monos, áreas protegidas localizadas na zona sul do município, nos distritos de Parelheiros e Marsilac.

Esse ano, a Semana conta com a participação da gestão da APA Capivari-Monos/SVMA na realização e apoio da iniciativa em conjunto com seu Conselho Gestor e parceiros locais. A Celebração pretende conscientizar a população da importância das onças para o equilíbrio do meio ambiente, sobre a conservação da natureza e da responsabilidade de cada um para a preservação da espécie.

Para acompanhar as atividades promovidas pelo evento, é possível conferir o cronograma no Instagram @onçasdocontinuodeparanapiacaba.