Caderno das Aves da APA do Carmo expõe fotos de mais de 120 espécies

Evento da Fundação Florestal apresentou o material desenvolvido em parceria com a SVMA

O lançamento do e-book “Caderno das Aves da APA do Carmo” ocorreu na quinta-feira, 11 de novembro, no canal do YouTube da Fundação Florestal. O evento trouxe uma amostra da grande diversidade de aves presentes no território e a criação do Caderno, que foi possibilitada pelo compartilhamento de materiais fotográficos, disponibilizados por membro do grupo de ciência-cidadã Observa Zona Leste, iniciativa para o compartilhamento de registros de fauna e flora. A transmissão ao vivo foi mediada pela Karla Gabrielle, monitora ambiental da Fundação Florestal.

A Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo é o maior fragmento de Mata Atlântica da zona leste da cidade de São Paulo, como explicou Gustavo Feliciano, gestor da APA do Carmo. Observadores voluntários e técnicos das Divisões de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC/SVMA) de Fauna Silvestre (DFS/SVMA) participam da iniciativa e ajudaram a gestão APA do Carmo a desenvolver o material disponibilizado para o público. O observador, Paulo Serafim, participou da transmissão, dando depoimento sobre a sua colaboração na observação e registro das aves.

Lucila Manzatti, diretora das Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Interior, que falou sobre a missão da Fundação Florestal em contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas.

Outra participante do evento foi Letícia Zimback, coordenadora da seção de biologia da Divisão de Fauna Silvestre, que explicou sobre o trabalho de atendimento de animais silvestres, sobre o CeMaCAS e sobre o Inventário de Fauna do município de São Paulo, divulgado em outubro.

Luccas Longo, biólogo e gestor da Unidade de Conservação da APA Capivari-Monos na DGUC/SVMA, elaborou o Projeto de Observação de Aves da unidade. Ele comentou que o engajamento e mobilização dos observadores possibilitaram o registro de várias espécies da APA do Carmo, sobretudo no PNM Fazenda do Carmo, e que agora, estão descritas na publicação, bem como no inventário mais recente de Fauna Silvestre. Luccas também disse que o Caderno de Aves da APA do Carmo é um resultado do conhecimento sobre a biodiversidade e da importância da participação social para a conservação da natureza.

O evento terminou com a exposição completa do e-book e com a solução de dúvidas do público. Para aqueles que não conseguiram assistir à transmissão em tempo real, a gravação está disponível no canal do YouTube da Fundação Florestal: https://www.youtube.com/watch?v=jJStul09jNg

Confira o e-book “Caderno das Aves da APA do Carmo” no link:

https://smastr16.blob.core.windows.net/fundacaoflorestal/sites/243/2021/11/caderno-de-aves-da-apa-do-carmo.pdf