Parques Naturais Municipais Itaim e Fazenda do Carmo sediam o Viva a Mata 2019

 Fotografia de uma paisagem montanhosa em um dia de céu azul. Sobre ela, está aplicado o logo do Viva a Mata 2019, composto por círculo verde-escuro. Dentro dele,  há uma árvore colorida e os dizeres "Viva a Mata".
Um grande evento está programado para o próximo domingo (26), nas dependências dos Parques Naturais Municipais (PNM) Itaim e Fazenda do Carmo, nas regiões de Parelheiros e Itaquera, respectivamente. Será realizado o Viva a Mata 2019, evento que procura resgatar informações valiosas da vegetação de Mata Atlântica, além de oferecer uma oficina de pirografia – arte em madeira – para que os trabalhos realizados pelos participantes sejam usados na comunicação visual e sinalização do espaço do PNM Itaim.

A ação envolverá as Unidades de Conservação (UCs) municipais, a Fundação SOS Mata Atlântica e o grupo de teatro Rococós, que participará das atividades de contação de histórias no PNM Itaim. Já no Fazenda do Carmo, é possível realizar trilhas, conferir mostras e participar de atividades de educação ambiental diversas. O Viva a Mata é um conjunto de ações voltadas para a comemoração do Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio. A data é mais um momento de reflexão sobre como preservar a mata nativa, conscientizando as pessoas sobre como mudar a degradação das áreas verdes no país.

Um dos objetivos da SOS Mata Atlântica, participante do evento, é promover uma ação de mobilização e engajamento nos parques, convidando os munícipes a visitarem, conhecerem e entenderem a importância das Unidades de Conservação e consequente proteção e implementação desses espaços na cidade. A agenda de eventos do Viva a Mata inclui ainda seminários, reuniões técnicas e debates em outros parques, realizados ao longo dos fins de semana de maio.

Agenda

A programação no Parque Natural Municipal Itaim terá início às 9h, com a recepção dos visitantes. Às 9h30, será realizada uma Trilha Interpretativa, organizada pela equipe da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com foco nas “curiosidades” da Mata Atlântica, com duração de cerca de 60 minutos. Simultaneamente à trilha, terá início a Oficina de Pirografia, objetivando ensinar aos interessados a técnica dessa arte decorativa em madeira. A oficina se encerrará às 11h, quando terá início a Contação de Histórias e Esquete feitas pelo grupo Cia Teatral Rococós. O evento será encerrado às 12h com um piquenique colaborativo.

No Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, é possível escolher entre as Trilhas da Educação Ambiental, cujo percurso é de 2,4 km, e da Preguiça, com trajeto de 600 m e a chance de encontrar um bicho-preguiça – ambas têm início às 9h30. Às 10h, no auditório do parque, é possível conferir uma Mostra Histórica sobre as áreas protegidas da Zona Leste. As peças expostas vêm do acervo do Museu de Meio Ambiente do Parque do Carmo, área verde urbana vizinha ao PNMFC. Estão incluídas no roteiro atividades de educação ambiental, como pintura de desenhos, jogos, maquete dinâmica da mata ciliar e contação de história a partir do livro Na Floresta do Bicho Preguiça. Por fim, será realizado um piquenique colaborativo das 11h30 às 12h.

Confira a programação completa:

Parque Natural Municipal Itaim

9h – Recepção dos visitantes
9h15 – Abertura
9h30 às 10h30 – Trilha interpretativa e Oficina de Pirografia
11h – Contação de histórias/Esquete – Cia de Teatro Rococós
12h – Encerramento com piquenique colaborativo

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

9h – Recepção dos visitantes
9h15 – Abertura
9h30 às 11h – Trilha da Educação Ambiental (2,4km – 1h30 de duração com paradas) ou Trilha da Preguiça (600m – 50 minutos de duração)
10h às 11h30 – Mostra Histórica e Atividades de Educação Ambiental
11h30 às 12h – Piquenique colaborativo


SERVIÇO
Viva a Mata 2019 no Parque Natural Municipal Itaim
Data: 26 de maio (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Rua Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros

Viva a Mata 2019 no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Data: 26 de maio (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Gleba do Pêssego

Inscrições: podem ser realizadas no site do evento