Lançamento da Pegada Ecológica de São Paulo

20/04/2012

 

 

 

O WWF-Brasil, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo divulgam nesta sexta-feira, (20), a parceria para a realização do cálculo e do estudo da Pegada Ecológica do Estado e do Município de São Paulo. A assinatura do convênio entre a ONG e os governos Estadual e Municipal será às 10h, no anfiteatro Augusto Ruschi, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA). Estarão presentes no evento a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito; o coordenador do Programa Cerrado-Pantanal do WWF-Brasil, Michael Becker; o secretário de Meio Ambiente do Governo de São Paulo, Bruno Covas; e o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge.

 

Após a divulgação da parceira e assinatura do convênio, haverá uma palestra sobre a Pegada Ecológica com o diretor da Ecossistemas, Fabrício de Campos. A empresa é credenciada pela Global Footprint Network (GFN) para realizar o cálculo da Pegada Ecológica no Brasil. A Pegada Ecológica de um país, estado, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas terrestres e marinhas necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou sociedade utiliza para morar, se alimentar, se locomover, se vestir e consumir bens de modo geral.

 

O cálculo já é feito por país e agora começa a ser realizado também em cidades. No ano passado, o WWF-Brasil realizou – em parceria com o governo municipal e parceiros locais - o estudo da Pegada Ecológica de Campo Grande (MS), primeira cidade brasileira ter este cálculo. Em São Paulo, o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura e com o governo do Estado, com o apoio da Ecossistemas e da GFN.O resultado do trabalho servirá para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeias produtivas.

 

 

SERVIÇO

 

Lançamento da Pegada Ecológica de São Paulo;

Data: Sexta-feira, 20 de abril;

Horário: 10h (Assinatura de convênio). 11h30 - Seminário sobre a Pegada Ecológica;

Onde: Anfiteatro Augusto Ruschi - Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Avenida Professor Frederico Herman Júnior, 345, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Ver convite e programação: http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/eventos/