Secretaria do Verde e do Meio Ambiente participa do Concurso Cultural Hora do Planeta

Objetivo é a conscientização da população sobre as pautas socioambientais

O grupo Santa Marcelina Saúde organizou a 12ª edição do Concurso Cultural Hora do Planeta, que acompanha a “Hora do Planeta” – mobilização que ocorre desde 2007 e consiste em um apagão coletivo das luzes por uma hora para conscientizar as pessoas sobre consumo energético, mudança climática e biodiversidade. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) teve participação no evento por meio da assessora técnica da Mudança do Clima, Débora Diogo, que foi do júri e avaliou 15 trabalhos.
 


Banner do "Hora do Planeta"

Neste ano, o tema foi: Mudanças Climáticas e a Saúde no Território, com discussão e apresentação no palco e nas tendas educativas e interativas, de como se pode fazer para proteger o planeta e a população.
 


 Palco no qual ocorreram as apresentações 

O concurso tem o objetivo de integrar os colaboradores às iniciativas corporativas relacionadas à Política Socioambiental do Santa Marcelina Saúde. Nesta 12.ª edição, a proposta é que as equipes avaliem e busquem reconhecer os impactos das mudanças climáticas na saúde da população em seus territórios de atuação, assim como implementar ações que enfrentem e amenizem o impacto ambiental negativo.

Os trabalhos foram enviados em formato de vídeos de até 3 minutos, com a participação dos servidores das unidades de saúde e das entidades da rede, além de usuários que fazem parte de grupos assistidos.

O resultado dos projetos selecionados foi divulgado no dia 23/03 durante o evento Hora do Planeta, na Associação de Assistência Social Eny Vieira Machado, em Itaquera.

A irmã Rosane Ghedin, Diretora Presidente do Santa Marcelina Saúde, fez um balanço sobre os avanços da entidade em 2023 e destacou a troca da frota por veículos, carros e motos elétricos, além da redução do uso de papel em todas as unidades com a implantação de um sistema de prontuário eletrônico em todas as unidades.

 
Foto – Da esq. para direita: Fátima Franco, do Movimento Nacional ODS SP, Jefferson Rodrigues, Assessor Técnico/Saúde e Meio Ambiente, Santa Marcelina Saúde, Irmã Rosane Ghedin, Diretora Presidente do Santa Marcelina Saúde, Nina Orlow, do Movimento Nacional ODS SP e Débora Diogo, Assessora Técnica em Mudança do Clima/SVMA.

Débora Diogo teve a oportunidade de falar ao público, formado por colaboradores, familiares, e usuários dos serviços oferecidos pela instituição, além de autoridades e técnicos, destacou ainda a atuação do Santa Marcelina nas regiões periféricas da cidade com o cumprimento da Agenda 2030 e das questões alusivas às mudanças climáticas.

“A Cidade de São Paulo foi pioneira na criação de uma Política Municipal de Mudança do Clima e da elaboração do Plano de Ação Climática. Dá grande satisfação em ver esses temas serem trabalhados com as equipes da rede de saúde e com os moradores”, afirma Débora.
  



Débora Diogo palestra no evento

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (ação contra a mudança global do clima) e 17 (parcerias e meios de implementação).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais