Conheça os parques aniversariantes do mês de março

Seis parques municipais ficam um ano mais velho

Em março, são 6 os parques que completam mais um ano, todos urbanos. Confira informações e curiosidades sobre essas áreas verdes, juntamente com o depoimento de frequentadores:

1/03 - Casa Modernista - 16 anos


O nome desse parque da Vila Mariana é atribuído por conta da primeira obra de arquitetura moderna do Brasil, a Casa Modernista, mantida atualmente pela Secretaria Municipal de Cultura. A adaptação da Casa a um parque busca dar acesso às suas áreas externas juntamente com o projeto de ajardinamento paisagístico do local, que quer resgatar o jardim histórico.

2/03 - CEMUCAM - 55 anos


O Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal de São Paulo fora do território paulistano. Ele está em Cotia, cidade vizinha. O parque conta com uma ótima infraestrutura que inclui quiosques para churrasco, campo de futebol, quadra, trilhas e muito mais. Para Georgia Aquino, frequentadora e conselheira do parque, o espaço é excelente para lazer e momentos de relaxamento: “É enriquecedor tudo o que a gente pode fazer aqui no Parque CEMUCAM, aqui, você faz de tudo, você faz piquenique, você lê um livro, você vem pra cá só pra ficar ouvindo música, você sabe que aqui tem animais silvestres...”.

07/03 - Eucaliptos - 29 anos


Localizado no bairro do Morumbi, que sempre se destacou em preservação ambiental, o Parque dos Eucaliptos foi criado com o objetivo de conservar a área para a comunidade. O local era antes uma chácara com o propósito de garantir o espaço verde de um dos condomínios da região. O parque abrange playground, áreas de estar, paraciclos, trilha, pista de cooper, sanitários e viveiro de mudas.

20/03 - Senhor do Vale - 16 anos

 


Esse parque situado em Pirituba, zona norte, tem seu nome traduzido de “Jaraguá”, em Tupi Guarani, homenageando assim o pico de mesmo nome, que se encontra próximo ao local. Com sua área de 22.000m², conta com quadra poliesportiva, minicampo de terra e áreas ajardinadas.

22/03 - Santa Amélia - 32 anos


No extremo leste do munícipio, no Itaim Paulista, se encontra esse parque que originalmente era uma praça. Para sua transformação, foi implementada uma reformulação paisagística, com cercamento, instalações de sanitários e de novos equipamentos. Pista de cooper, miniquadra, minicampo de futebol, quadra de vôlei, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica acessíveis, mesas para jogos e playground são oferecidos pela infraestrutura do local.
Segundo Daniel de Lima Pereira, que mora na frente do parque há 36 anos, a estrutura contribui para que os momentos de lazer e práticas esportivas sejam mais agradáveis: “Desde criança semprei brinquei aqui, joguei bola no campinho, nas quadras, antigamente não tinha tanta árvore assim e agora tem. Sempre joguei vôlei também aqui na quadra, está bem iluminado hoje em dia.”

25/03 - Lajeado - 14 anos


Na antiga Chácara Santa Rosa, em Guaianases, se situa o Lajeado – Izaura Pereira de Souza Franzolim. A mata nativa, que foi inteiramente preservada, era posteriormente protegida por um muro que foi substituído por um gradil, possibilitando a visibilidade da área pela comunidade. O parque apresenta um cronograma de atividades permanentes como Ginástica Laboral, Tai Chi e Bosque da Leitura.

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Boa saúde e bem-estar) e 15 (Vida sobre a terra).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais