“Minhas áreas verdes favoritas”: influencie espaços naturais de SP

Parceria da SVMA com projeto CONEXUS ouve a opinião de cidadãos sobre locais biodiversos da cidade

 

 
Já imaginou integrar a gestão do verde de São Paulo? É isso que proporciona a pesquisa “Minhas Áreas Verdes”, do projeto CONEXUS, parceiro da Prefeitura. Buscando compartilhar soluções ambientais, ele promove modelos de negócio sustentáveis, unindo poder público e privado. Por meio de um questionário simples e intuitivo, é possível fazer a diferença!

 

CONEXUS: uma parceria da SVMA

CONEXUS é um consórcio internacional que reúne cidades latinoamericanas e europeias e é um parceiro da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) que procura gerar novas soluções para as cidades, a fim de integrar negócios comunitários de impacto socioambiental, equilibrar o cuidado com o meio ambiente e geração de renda.

 

Plenária do CONEXUS na Universidade de São Paulo

 

Para ampliar o impacto econômico, social e ambiental de negócios, essa colaboração com a Prefeitura de São Paulo promove capacitações, assessorias e parcerias estratégicas de empreendimentos entre o poder público e privado.

“O CONEXUS foi estabelecido em 2019 pela Universidade de Sheffield para criar metodologia de elaboração de coprodução de soluções baseadas na natureza (SbN), por meio de aliança tripartite entre universidades, prefeituras e terceiro setor.”, afirma Wellington Nagano, diretor da Divisão de Projetos Urbanos, da SVMA. “Em São Paulo, a Secretaria do Verde é a parceira do programa, junto com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto das cidades Sustentáveis.”, complementa.

 

Você também pode participar!

A pesquisa “Minhas Áreas Verdes Favoritas” aplica perguntas sobre os lugares naturais mais queridos pelos cidadãos paulistanos, como parques e praças, com desdobramentos sobre a qualidade de manutenção, facilidade de acesso, importância e mudanças a serem aplicadas. Através desse questionário, queremos ouvir e integrar opiniões e sugestões de cidadãos às políticas ambientais da cidade.

O objetivo é reconhecer onde habitamos por meio de mapas e democratizar políticas públicas através da participação popular. Wellington explica que a Secretaria e o projeto agirão em conjunto, e que ela “subsidiará o planejamento das áreas verdes e também terá um feedback de como está a percepção da população, não só apenas sob a gestão da SVMA.”

E você? Qual seu parque ou praça favorita, e o que pensa de sua gestão?

Acesse já o link do questionário e compartilhe suas impressões!

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 13 (Combate às alterações climáticas), 15 (Vida sobre a terra) e 17 (Parcerias em prol das metas).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais