Vem Passarinhar Sampa divulga calendário de atividades de observação de aves em 2024

Evento acontece uma vez por mês em algum parque municipal, sob acompanhamento de biólogos e conta até mesmo com empréstimo de binóculos

O já tradicional Vem Passarinhar Sampa segue com eventos ao longo de todo o ano para quem deseja contemplar a avifauna da capital. São saídas gratuitas para observação de aves nos parques municipais da cidade de São Paulo, com monitoria, empréstimo de binóculos e realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves).

A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023 os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes.

Para quem não tem, o projeto disponibiliza os binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas.


Vem Passarinhar Sampa realizado na área de implantação do Parque Linear Córrego do Bispo, em agosto de 2023


A primeira atração do ano será no dia 20/01 (sábado), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, às 7h. Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público.

A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

O Vem Passarinhar Sampa teve início em 2016 e é organizado pela Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com a ONG SAVE Brasil, que trabalha há mais de 15 anos na conservação de aves e do meio ambiente, sendo parceira da Bird Life International - aliança global de organizações de conservação da natureza presente em mais de 120 países.

Confira abaixo o cronograma das atividades do ano*, sempre com início às 7h da manhã e duração aproximada de duas horas:

 


*O cronograma está sujeito a alterações. Consulte a programação mensal no Instagram: @faunasvma, @savebrasil ou @svmasp

 

Serviço:
Vem Passarinhar Sampa – 2024
Inscrições pelo formulário.
Local: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada da Colônia Mário Reimberg Christe, 2500 - Jardim Novo Parelheiros, São Paulo – SP.
Gratuito.

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais