A resposta está no meio ambiente. Conheça Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) presentes em São Paulo

Entenda o que é esse conceito e como ele está sendo desenvolvido na cidade

SBNs - soluções baseadas na natureza – é um termo criado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) a fim de pensar em medidas que possam substituir intervenções humanas por intervenções ecológicas nas cidades. As SBNs procuram buscar recursos naturais do local e práticas de menor impacto, trabalhando com uma rede de infraestrutura verde.

São sete princípios que definem as metas a serem alcançadas pelas SBNs:

  1. Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;
  2. Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;
  3. Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;
  4. Ser comunicada de maneira simples e convincente;
  5. Poder ser medida, verificada e replicada;
  6. Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
  7. Atrelar fontes de financiamento público e privadas.

SBNs nos parques naturais municipais

Atualmente, os parques naturais municipais de São Paulo trabalham com a recuperação de áreas verdes que geram a captação de carbono, assim, contribuindo com o enfrentamento às mudanças climáticas e uma qualidade do ar melhor da cidade. Além disso, cinco dos seis parques naturais contam com brinquedos naturalizados. São eles: Jaceguava, Itaim, Varginha, Bororé e Fazenda do Carmo. A ideia desses tipos de instalações é reaproveitar galhos, pedaços de tronco de árvores, proporcionando um contato direto com a natureza a todos os frequentadores.

SBNs nos parques urbanos

O Parque Independência conta com tetos verdes, que são coberturas vegetais instaladas em construções, permitindo o estímulo da biodiversidade em diferentes locais. Essas facilidades permitem o aumento da permeabilidade do solo dos parques, evitando enchentes e drenando a água que pode ser reutilizada, assim, ajudando na preservação desse recurso.

UMAPAZ e as SBNs

A CEA/UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz) desenvolve diversos cursos e atividades de educação ambiental ligadas ao conceito de Soluções Baseadas na Natureza.

Confira a programação no link abaixo e participe:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/programacao_mensal/index.php?p=345

DPU e SBNs

“Antes cidade e natureza eram entendidas como coisas distintas, hoje compreende-se que são uma coisa só. A cidade faz parte da natureza´´, conta Wellington Nagano, diretor da Divisão de Projetos Urbanos (DPU).

Ele também comenta que as SBNs são uma mudança na prática do planejamento urbano a partir da construção de medidas mais sustentáveis, a população passa a entender que o meio ambiente é indispensável para o funcionamento da cidade. ´´Uma área arborizada pode reduzir o impacto do calor em dias quentes, um parque linear pode absorver as águas e controlar as enchentes em áreas no sentido do curso d´água (jusante)´´.

No dia 22 de agosto a SVMA, em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), promoveu um curso online sobre ´´Projetos de Intervenção junto a cursos d’água”.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais