Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove encontro para prevenção de acidentes com serpentes

APAs municipais, em conjunto com biólogos do Instituto Butantan, realizam evento no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros

No último dia 9, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promoveu um encontro para os munícipes de prevenção de acidentes com serpentes no Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia, no Espaço Teia Parelheiros, que fica em Parelheiros, extremo-sul da capital. O objetivo do evento foi compartilhar informações e diretrizes sobre o manejo adequado, a importância da conservação desses animais e como evitar conflitos em geral com as serpentes, reafirmando a segurança da população que vive nas áreas protegidas da cidade, como é o caso das Áreas de Proteção Ambientais – APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, articuladoras desse evento.

Biólogos do Instituto Butantan esclarecem dúvidas e cuidados sobre as serpentes

Após a recepção e abertura feita pela gestão da APA Capivari-Monos e pela administração do parque, o Instituto Butantan iniciou a palestra, que foi conduzida pelo biólogo Giuseppe Puorto, pesquisador científico e atual diretor cultural e coordenador da recepção de animais do instituto; em companhia de Marcelo Lucas, mestre em conservação de fauna e analista de exposição no Museu Biológico do instituto; e Adriana Mezini, especialista em gestão ambiental e analista de exposição no Museu Biológico.

O encontro, segundo o biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação – DGUC/SVMA e gestor da APA Capivari-Monos, Luccas Longo, “permitiu um espaço para discussões, visando estabelecer os parques e áreas protegidas como laboratórios de pesquisa científica, enriquecendo o conhecimento da população sobre essas espécies e colaborando para uma coexistência entre humanos e fauna no município, sobretudo onde a biodiversidade mais se concentra”.

“Apresentei alguns conceitos básicos para as pessoas entenderem quem é a serpente, o conceito de venenoso e peçonhento, qual a importância do animal para a natureza e para a sociedade. Apesar de serem perigosos, têm uma importância muito importante do ponto de vista ambiental, fazem parte da cadeia alimentar e são importantes pela parte farmacêutica também. Do veneno de uma serpente peçonhenta é possível pesquisar e encontrar outros tipos de medicamentos, além da produção do soro para picada desses animais. Encontros dessa natureza são importantes pois esclarecem uma série de dúvidas da população”, comenta Giuseppe sobre o evento realizado
.
Em 2022, no Instituto Butantan, a SVMA, através da gestão das APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia já havia promovido um encontro sobre a prevenção de acidentes com serpentes voltado aos administradores de parques, gestores de unidades de conservação, agentes de saúde e demais técnicos e funcionários. E agora no próximo dia 23 de novembro (quinta-feira) está programado outro evento de prevenção de acidentes com serpentes, esse, exclusivo para a comunidade indígena guarani da Terra Indígena Tenondé-Porã, área protegida que coexiste com a APA Capivari-Monos.

Demonstração de manejo adequado de serpente

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais