Febre maculosa: faixas informativas nos parques da Orla são preventivas

Não há notificações de novos casos da doença até o momento; ações da Prefeitura são apenas para informar a população local sobre os cuidados necessários

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalou faixas informativas sobre os cuidados a serem tomados pela população ao visitar os parques da Orla da Represa Guarapiranga - Praia São Paulo/Praia do Sol, Guarapiranga, Barragem de Guarapiranga, Linear Castelo, Linear Nove de Julho e Linear São José.

O material é de cunho educativo e visa apenas orientar os frequentadores. Não há notificações de novos casos da doença até o momento e as ações da Prefeitura são apenas para informar a população local sobre os cuidados necessários.

Vale lembrar que a doença é causada por uma bactéria que pode infectar o carrapato-estrela. Essa espécie de carrapato tem como hospedeiros a capivara e também outros animais domésticos e de criação, como cães e cavalos.

A orientação geral para contato da população com animais silvestres é não tentar alimentá-los e manter distância segura deles e de seus filhotes. E no caso dos animais domésticos é importante verificar se estão com carrapatos e utilizar produtos antipulgas e contra carrapatos em áreas com infestação.
 

Confira algumas dicas para se prevenir quando estiver próximo a áreas de mata:

• Evite deitar ou sentar na grama ao realizar atividades ao ar livre;
• Use roupas claras para visualizar melhor caso existam carrapatos no local;
• Use repelente, calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
• Ao chegar em casa, inspecione os calçados, meias, calças, tornozelos, e as pernas como um todo.
• No período de chuvas, a ocorrência de carrapatos reduz drasticamente.

Sobre a febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos infectados com a bactéria do gênero Rickettsia e, se identificada com antecedência, é totalmente tratável.

Se encontrar algum carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague, e lave a área com álcool ou água e sabão.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue acompanhando a região.
 

 Siga a SVMA nas redes sociais