Secretaria do Verde e do Meio Ambiente marca presença em Fórum Mundial de 2023 sobre florestas urbanas, em Washington, Estados Unidos

Evento teve como meta a elaboração de cidades mais verdes

Entre os dias 16 e 20 de outubro, a SVMA esteve presente no “2023 World Forum on Urban Forests (WFUF)”, Fórum Mundial de Florestas Urbanas, realizado na capital dos Estados Unidos, Washington. O tema geral do segundo evento da WFUF foi: Cidades mais verdes, mais saudáveis e mais felizes para todos.

O assunto foi escolhido para destacar a importância de construir cidades inclusivas e acessíveis, nas quais os recursos das florestas e árvores urbanas estejam universalmente disponíveis.

O objetivo do Fórum é enfatizar exemplos positivos de planejamento, design e gestão que cidades com diferentes culturas, formas, estruturas e histórias implementaram para otimizar a contribuição que as florestas urbanas e a infraestrutura verde podem fornecer em termos de desenvolvimento econômico, conservação e resiliência ambiental, melhoria da coesão social e maior envolvimento público.

Durantes os cinco dias foram abordados principalmente os seguintes assuntos:

  • Cidades saudáveis
  • Cidades inclusivas
  • Cidades resilientes
  • Visitas de campo
  • Fórum de cidades

Priscilla Cerqueira e Miriam Massoca, representantes da cidade de São Paulo.

A coordenadora de implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), Priscilla Cerqueira, representou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente no evento e relata: “A participação de São Paulo no evento é uma excelente oportunidade de troca de experiências com outras cidades, de ampliar o conhecimento técnico, de entender como o poder público em conjunto com a pesquisa acadêmica pode melhorar a gestão ambiental. São Paulo, reconhecida com o título Tree City of de World (cidade verde do mundo) está nesse momento trabalhando na implementação de cinco planos ambientais: PMMA, PLANPAVEL, PMSA, PMAU e PlanClima SP, e pudemos nesse evento entender que nossa cidade está atuando no caminho certo!”.

O Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas é uma plataforma desenvolvida em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a universidade pública Politécnico de Milão e a Sociedade Italiana de Silvicultura e Ecologia Florestal (SISEF).

Os principais objetivos do WFUF são:

  • aumentar a conscientização sobre os benefícios das florestas e árvores urbanas para o público global;
  • gerar conhecimento sobre boas práticas de planejamento, design e gestão de florestas urbanas e espaços verdes;
  • apoiar o desenvolvimento da capacidade dos representantes locais e do pessoal técnico na implementação de uma abordagem bem-sucedida e inclusiva ao planejamento, concepção e gestão de florestas urbanas e espaços verdes;
  • contribuir para debates locais sobre a gestão do meio ambiente através de um melhor acesso à informação e do trabalho em rede com outras comunidades.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 13 (combate às alterações climáticas), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

  

 Siga a SVMA nas redes sociais