Viva o Verde SP: ONU-Habitat e SVMA iniciam avaliação dos parques de São Paulo

Iniciativa do ONU-Habitat com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo, Viva o Verde SP inicia coleta de dados de observação e entrevista para a Avaliação de Espaços Públicos da Cidade.

 

Cerca de 5 mil entrevistas com frequentadores serão realizadas durante visitas aos parques municipais, além da observação detalhada de mais de 100 equipamentos urbanos. Créditos: Divulgação/ONU-Habitat Brasil

São Paulo – A iniciativa Viva o Verde SP, parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Prefeitura de São Paulo, iniciou oficialmente as atividades de avaliação dos mais de cem parques da capital paulista.

A ação consiste na aplicação da Avaliação de Espaços Públicos da Cidade (City-Wide Public Space Assessment), uma ferramenta do Programa Global de Espaços Públicos do ONU-Habitat. De outubro a dezembro, agentes de pesquisa vão visitar mais de cem parques urbanos, lineares, de orla e naturais para realizar a observação detalhada da estrutura de cada um.

Além disso, a etapa de entrevistas com pessoas que frequentam os 70 parques administrados pela SVMA já foi iniciada. Desde 16 de outubro, agentes de campo vão procurar conhecer mais sobre os usos e a importância destes espaços verdes no dia a dia de quem mora na cidade.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode responder a pesquisa. Ao longo do período da avaliação, cada parque será visitado em três turnos diferentes, distribuídos entre 7h e 18h. As visitas serão realizadas em todos os dias da semana, inclusive feriados. São esperadas pelo menos 10 entrevistas por turno em cada parque, totalizando, ao final da avaliação, cerca de 5 mil entrevistas realizadas. Confira neste link as datas e horários em que as entrevistas serão realizadas em cada parque e cada região.

O coordenador do Viva o Verde SP, Jordi Sánchez-Cuenca, explica que a proposta é construir uma avaliação que contemple diversas perspectivas – desde a observação detalhada de aspectos técnicos até as opiniões das pessoas que frequentam estes espaços. “É uma avaliação multidimensional que abordará questões de distribuição espacial, governança, acessibilidade, segurança, inclusão, conforto e saúde, e vegetação e corpos hídricos, com mais de 60 indicadores. Estamos desenvolvendo uma pesquisa de tipo quantitativa, a saber, vamos levantar dados duros para produzir mapas e gráficos, que serão analisados para produzir um relatório e recomendações sobre o sistema de parques da cidade”, explica.

A aplicação da Avaliação de Espaços Públicos da Cidade é uma das etapas da iniciativa, que, segundo o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, deve contribuir com uma verdadeira transformação de São Paulo em uma capital mais verde. “Esta parceria deixará um legado para a cidade e marca um momento muito oportuno, em que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo acaba de completar 30 anos. A realidade dos parques da cidade mudou muito nestas três décadas e os três anos de projeto com o ONU-Habitat serão de trocas de experiências e proporcionarão ferramentas para garantir que sejam desenvolvidas estratégias para a melhoria contínua das nossas áreas verdes”, disse.


Parque da Aclimação, em São Paulo, é apenas um exemplo de equipamentos urbanos da avaliação. Serão visitados e observados parques de todas as regiões da capital. Foto: Divulgação.

Sobre o Viva o Verde SP - A iniciativa Viva o Verde SP é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o ONU-Habitat que visa contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na capital paulista. Firmado com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o acordo prevê a realização de uma avaliação geral dos mais de cem parques urbanos da cidade, análises específicas de dez destes equipamentos, além de contribuir em outras esferas, como a elaboração de planos de gestão e a promoção de inovação financeira para a manutenção dos espaços públicos verdes.

O Viva o Verde SP conta com uma equipe do ONU-Habitat atuando junto à SVMA e com um grupo de referência consultivo, formado por representantes da sociedade civil, da academia e de especialistas. Além da capacitação para que servidores e sociedade possam contribuir, monitorar e replicar as metodologias da organização, as atividades do projeto também incluem diferentes níveis de avaliação dos parques, com equipes multidisciplinares e coletas de dados primários e secundários com a aplicação das ferramentas globais do ONU-Habitat de avaliação de espaços públicos.

O projeto adota uma perspectiva interseccional, ou seja, orientada pela igualdade de gênero e promoção da diversidade, e visa fortalecer a ação climática, valorizando a biodiversidade e os biomas locais e contribuindo com a melhoria do ambiente urbano e da saúde da população.

Acompanhe as novidades sobre o projeto Viva o Verde SP nas redes sociais do ONU-Habitat, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Secretaria de Relações Internacionais.
 

 Fonte: ONU-Habitat

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais