SVMA marca presença no #CaféNoClima para debate sobre o Mercado Global de Carbono

Questão principal do encontro foi a troca de ideias e de conhecimento para o desenvolvimento urbano sustentável

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou no dia 10 de outubro do #CaféNoClima realizado pelas instituições Clima e Mobilidade e Tembici. O evento teve como tema “Para além da floresta: Entendendo o Mercado de Carbono e as oportunidades para as cidades” e pode ser visto por completo neste link do YouTube.

Foi debatido sobre “O que é, como funciona e como se situa o Brasil dentro das discussões do Mercado Global de Carbono”. O encontro teve como objetivo ser um espaço de trocas e construção de ideias propositivas, entre diversos atores sociais, que desde 2019 tratam de assuntos relacionados com as necessidades e caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável diante das emergências climáticas.

A Coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da SVMA, Laura Ceneviva, palestrou sobre o tema destacando alguns pontos principais, como a necessidade de metodologia de cálculo de emissão e remoção de gases de efeito estufa, além da transparência e rastreabilidade, que permitem a demonstração da redução a que corresponde o crédito de carbono. Mencionou, ainda, a relevância do protagonismo e liderança da Prefeitura, o que lhe permite realizar muitas parcerias.

“A gente tem que pensar todas as questões relacionadas ao aquecimento global e à mudança do clima em um exercício de soberania, liderança e protagonismo. A cidade de São Paulo exerce liderança e protagonismo nesses campos. Por exemplo: a Prefeitura participou de fundação das principais associações internacionais de cidades relacionadas a temas ambientais e à mudança do clima; ela publicou seu primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa pouco depois de o Brasil ter publicado o seu; promoveu um dos primeiros leilões internacionais de créditos de carbono; é dos poucos órgãos públicos que faz inventários com equipe própria”, afirmou Laura durante o encontro.

Ela também explicou que o Plano de Ação Climática de SP (PlanClima SP) tem como objetivo a redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade até 2050, consideradas as contribuições de todos os setores, públicos e privados.

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (combate as alterações climáticas).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais