SVMA participa dos Jogos Pan-Americanos do Chile no “Espaço São Paulo” dentro da “Casa Brasil”

Vídeo da biodiversidade paulistana e a imersão ambiental proporcionam ao visitante conhecer de uma forma especial a riqueza de nossa natureza

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) está presente nos Jogos Pan-Americanos, que estão sendo realizados desde o dia 20 de outubro e vão até 5 de novembro em Santiago, no Chile. A pasta estará também nos Jogos Parapan-americanos, entre os dias 17 e 26 de novembro.

A Prefeitura conta com o “Espaço São Paulo”, com variedades temáticas da capital, e que faz parte da “Casa Brasil”, onde há programação especial entre shows e eventos de referência à cultura nacional, além de exposições que valorizam o Movimento Olímpico e a gastronomia.

“A contribuição da SVMA no Espaço São Paulo da Casa Brasil é mostrar para todas as pessoas uma São Paulo que talvez poucos conheçam e sequer imaginam que possa existir. Estamos evidenciando nossas florestas e nossa biodiversidade, cujo objetivo é sua proteção e ampliação. Esse é um dos compromissos frente às necessidades que temos para enfrentar as mudanças climáticas", afirma a chefe de gabinete Tamires Oliveira, que representou a pasta no evento de abertura.
 

 

Para mostrar ao mundo suas atividades de sustentabilidade e enfrentamento à mudança climática, a SVMA exibe de um vídeo especial com os aspectos da biodiversidade paulista. Nele é abordado:

  • A fauna que conta com 799 espécies de vertebrados, como aves, répteis, anfíbios, mamíferos e pássaros;
  • A Divisão de Fauna Silvestre que em 2022 atendeu 8.743 animais em suas duas unidades;
  • O objetivo de preservar e ampliar a biodiversidade, tendo como meta plantar 45 mil árvores até 2024;
  • A produção de plantas nos viveiros municipais que chegam a quase um milhão e meio de exemplares;
  • A flora que conta com 3.743 espécies diferentes;
  • A cobertura vegetal que cobre mais de 50% da cidade;
  • Os 112 parques municipais – 106 urbanos e seis naturais - que recebem em torno de 36 milhões de visitas por ano;
  • Os Planos Verdes que tem como objetivo preservar a natureza.

A Secretaria também oferece em seu espaço um totem com uma vídeo imersivo em 360º com óculos de realidade virtual, mostrando os parques e a cobertura verde da cidade.

Além disso, estão ocorrendo outras ações no Espaço São Paulo: apresentação de intervenções em três aquários expostos na sala de reunião durante todas as agendas realizadas no local; jardim de chuva; pátio de compostagem; pavimento de asfalto reciclado espumado; curadoria cultural e artística de toda a programação da Casa, que mostra a diversidade da cultura da cidade; gastronomia com comidas típicas paulistanas.

A “Casa Brasil” tem capacidade para 500 pessoas, entrada gratuita e está dentro do Parque Araucano, no bairro de Las Condes, um dos mais conhecidos da capital chilena. A expectativa é de 30 mil visitas em 27 dias, uma média de pouco mais de mil visitantes diários. Foram investidos R$3,7 milhões no Espaço São Paulo em Santiago e serão investidos R$15 milhões no Espaço São Paulo durante a Olimpíada de Paris, em 2024.

 

 

Jogos

Os Jogos Pan-Americanos reúnem mais de sete mil atletas de 41 países buscando o índice para os Jogos Olímpicos, com mais de um milhão de ingressos vendidos e mais de 20 milhões de espectadores na TV. O Time Brasil será representado pela maior quantidade de esportistas de sua história, cerca de 620 atletas e também a maior delegação de todos os tempos com mais de 1.000 pessoas envolvidas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades, e a expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil.

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais