SVMA participa da mesa “Parques sul-americanos como equipamentos de integração socioeconômica”, no evento Circuito Urbano 2023, organizado pelo ONU Habitat

Wellington Nagano, diretor da Divisão de Projetos Urbanos, participou de debate e destacou a importância social na implantação do Parque Linear Canivete, na zona norte

A importância dos parques urbanos dentro das cidades sul-americanas foi tema de discussão do evento Circuito Urbano 2023, organizado pelo ONU-Habitat, esta semana. A participação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) ocorreu na mesa “Parques sul-americanos como equipamento de integração socioeconômica”.

O objetivo foi mostrar que com a urbanização crescente, os espaços verdes assumem aspectos não só ambientais, mas de função social, econômica e cultural; e são estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, preservação e recuperação ambiental. O diretor da Divisão de Projetos Urbanos, Wellington Nagano, participou com uma apresentação sobre a experiência intersecretarial para a implementação do Parque Linear Canivete.

“Esta área verde é fruto da articulação integrada entre as políticas habitacionais e ambientais. O resultado é um parque consolidado no cotidiano da população, que o utiliza para atividades recreativas, esportivas, comunitárias, eventos públicos, mobilidade por meio das linhas de ônibus, além de aproximar bairros e equipamentos. Antes do parque, um aluno do Jardim Damasceno tinha que andar cerca de 20 minutos até a escola do outro lado do córrego. Com a implementação do espaço verde, o tempo diminuiu para 6 minutos”, explica o diretor.

Também participaram do evento Luciana Lobo, Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (CE), que apresentou as Soluções Baseadas na Natureza do Parque Rachel de Queiroz e a proposta de miniparques; Daphne Besen, do ONU-Habitat, que apresentou metodologias e estratégias para o planejamento dos espaços livres de algumas cidades pernambucanas; Lina Quenguan, do “Espacio Público de Bogotá” (Colômbia), com apresentação dos parques da capital colombiana e os “Parques de Bolsillo”, que visam criar espaços públicos em áreas inferiores a 1.000 m² e Laura Janka, do Insper, que mostrou as ações que realizou quando era diretora no Bosque de Chapultepec, na Cidade do México - o parque mais antigo das Américas.

Após as apresentações, os convidados debateram sobre a importância dos parques urbanos em diálogo que contou com as perguntas do público.

“Em comum, todos os convidados ressaltaram a importância do parque como espaço público, como catalizador das dinâmicas de um bairro ou da região. A conscientização dos aspectos ambientais passa também pela compreensão das demandas locais, de tal modo que a área verde é compreendida como precursora de desenvolvimento urbano, com infraestrutura básica, áreas de lazer, mobilidade e preservação ambiental”, diz Wellington.

Confira o debate completo no link: https://www.youtube.com/watch?v=FhJgo97z2S8

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais