SVMA participa da segunda edição do Fórum de Líderes da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza, na Suíça

Objetivos globais para proteger o meio ambiente foram o tema central do encontro

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, representada pelo seu secretário, Rodrigo Ravena, participou entre os dias 11 e 13 de outubro da segunda edição do Fórum de Líderes da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza. O evento realizado em Genebra, Suíça, teve como tema “Objetivos globais para a natureza: Acompanhando o progresso, financiando o sucesso”.

Os propósitos globais para proteger e restaurar o meio ambiente, acordados na Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15) de 2022, em Montreal, Canadá, formou a pauta principal deste fórum. O encontro reuniu líderes e agentes de mudança de todo o mundo para discutir caminhos partilhados para alcançar estas metas e ajudar a mobilizar grupos relevantes para a ação.

O Fórum de Líderes da UICN 2023 foi uma plataforma importante para chegar ao acordo sobre mecanismos globais de medição, monitoramento e elaboração de relatórios. A reunião proporcionou também a oportunidade de abordar questões críticas em torno do financiamento dos objetivos globais, visando ajudar os governos e o setor privado a cumprir as suas obrigações.

Foi realizado também o "Programa Guarda-chuva de Desenvolvimento Urbano Positivo para a Natureza: Apoiando Soluções Integradas para Mudanças Climáticas e Perda de Biodiversidade". Ele é desenvolvido pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis do Banco Mundial e o ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade) que estão trabalhando para identificar oportunidades para impulsionar a agenda e apoiar as cidades de forma sistemática, sendo São Paulo um dos membros fundadores da iniciativa com os temas: Trabalhos em curso sobre contabilidade do capital natural e Índice da Natureza.

O Mecanismo Guarda-Chuva contou com uma rodada inicial de participação de 20 Cidades Farois (locais desenvolvidos e em desenvolvimento) e do Fórum de Prefeitos. “Apresentamos nesse importante encontro internacional um panorama completo da biodiversidade e da sustentabilidade de São Paulo. Destacamos os 4 planos verdes da capital que direcionam as políticas públicas necessárias de conservação ambiental, além do ousado Plano de Ação Climática do Município, com 144 ações propostas para zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2050”, relata o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais