Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo promove Curso EAD sobre Consumo Consciente, Agenda 2030 e ODS

O Objetivo da formação gratuita aberta ao público é contribuir para a construção de uma São Paulo mais consciente e sustentável, perfil fundamental para combater as mudanças climáticas

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Coordenação de Educação Ambiental / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (CEA / UMAPAZ), está lançando a primeira turma do curso virtual “Agenda 2030, ODS e Consumo Consciente na Prática”. A formação à distância, gratuita e com certificação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Akatu, Organização da Sociedade Civil (OSC) referência na mobilização para consumo consciente e sustentabilidade.

As pré-inscrições ao curso já estão abertas neste link.  O ensinamento para esta turma ficará disponível até março de 2024 e visa a participação de moradores da capital paulista, em especial educadores e educadoras, além de demais munícipes interessados em temáticas como sustentabilidade e meio ambiente. A formação é autoinstrucional, na qual cada participante tem autonomia para realizar as atividades no seu tempo e ritmo — incluindo videoaulas gravadas, atividades práticas e interação via fóruns de discussão.

Para Gabriela D’Amaral, coordenadora de projetos de educação do Akatu, o curso tem potencial para contribuir na construção de uma sociedade melhor e mais sustentável, ao abordar temáticas como a Agenda 2030 e os ODS de forma prática e didática. “A proposta é aproximar a agenda global do dia a dia das pessoas, por meio da adoção de hábitos simples — como evitar o desperdício de alimentos, economizar água e energia e optar por modais de transporte mais limpos e eficientes.”

A carga horária é de 20 horas para o público em geral e de 26 horas para educadores. As videoaulas e demais atividades do curso estarão disponíveis por meio do Moodle UMAPAZ — Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, vinculada à SVMA. A previsão é que a partir de maio de 2024 o conteúdo esteja disponível para interessados de todo o país via Edukatu, programa de aprendizagem do Akatu.

"O curso é fruto de um processo cuidadoso de construção, que contou com uma etapa de cocriação envolvendo diversos especialistas, com o intuito de trazer múltiplos olhares para a produção dos materiais”, explica Fernando Martins, coordenador de projetos do Akatu. “A gente espera que os participantes percebam como é simples colocar o consumo consciente em prática no dia a dia e como é importante compartilhar os aprendizados com outras pessoas em seus territórios."

“Para a SVMA/UMAPAZ a experiência deste trabalho é extremamente rica porque coloca luz nas possibilidades de fortalecimento da cidadania dos munícipes ampliando seus saberes no âmbito do consumo consciente tão necessário e relevante em tempos de enfrentamento à crise climática, além de ter sido elaborado objetivando o fortalecimento e a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, contribuindo para uma cidade mais justa e digna", conclui Fernando.

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais