SVMA conquista prêmio de vacinação em Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens

Trabalho vencedor teve como objetivo a proteção e reintrodução dos bugios à natureza

Na última sexta-feira (6), o servidor Marcello Schiavo Nardi representou a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) no “XXXI Encontro e XXV Congresso da ABRAVAS”, realizado pela Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), em Brasília, Distrito Federal, entre os dias 3 e 6 de outubro, recebendo um prêmio pelo trabalho relacionado à vacinação contra febre amarela dos bugios mantidos no CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres)

Após as perdas da espécie pelo surto de febre amarela que acometeu a cidade em 2017 e 2018, evidenciou-se a necessidade de evitar de alguma forma que os bugios mantidos no CeMaCAS viessem a óbito pela doença. A vacina testada por Fernandes et al. (2020) contribuiu para a busca da eficácia da imunização contra a febre amarela nesta espécie. Baseado nisso, a Divisão da Fauna Silvestre imunizou os macacos bugios presentes no centro com vacinas humanas, obtendo uma imunoproteção de 97,3% dos indivíduos, indicando, com sucesso, a produção de anticorpos e, consequentemente, a obtenção de imunidade contra o vírus.

A ideia é de mantê-los protegidos para caso ocorra um novo ciclo de circulação do vírus da febre amarela em cativeiro, além de viabilizar as reintroduções dos bugios vacinados, principalmente em locais onde a doença dizimou a população. Assim, em uma possível nova onda fica garantida a sobrevivência e continuidade da espécie. Neste início será repovoada a população desses macacos na Serra da Cantareira, localizada na zona norte do município.

Além do prêmio, o congresso contou com diversas atividades sobre a medicina animal, entre elas: palestras, minicursos e apresentações. Saiba mais informações sobre elas acessando este link.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais