Curso de Combate ao Incêndio Florestal no Parque Anhanguera é vencedor do concurso de melhores práticas de gestão - Prêmio Hely Lopes Meirelles

Vinicius Almeida, diretor de parques urbanos, representou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na cerimônia que ocorreu na sexta-feira (6) na Câmara de Vereadores

O treinamento de Combate ao Incêndio Florestal no Parque Anhanguera, promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, venceu o Prêmio Hely Lopes Meirelles, que homenageia, anualmente, os gestores públicos municipais com destaque na implementação de projetos de aprimoramento da gestão nas Secretarias Municipais e Subprefeituras.


A capacitação de brigadistas de incêndio florestal no Parque Anhanguera/RVS – Refúgio da Vida Silvestre, organizada pela SVMA com o gestor do parque, Valter José de Lima, contou com aulas teóricas e práticas entre os meses de abril e maio de 2023. As atividades tiveram a participação de brigadistas, guardas civis metropolitanos e ambientais, bombeiros, servidores públicos e convidados. O curso foi ministrado pelo bombeiro civil e gestor em segurança do trabalho, Robson Nunes Maziero, e foi muito importante para o conhecimento geral de combate aos incêndios nos parques, visto que o Parque Anhanguera é uma área que sofre muito com queimadas, principalmente, em época de estiagem.

Turma de capacitação do curso de Combate ao Incêndio Florestal no Parque Anhanguera


“Temos um problema muito sério que são os incêndios florestais. É um trabalho que envolve combate com brigadas, um trabalho preventivo. No período de estiagem – de maio a outubro – os incêndios ocorrem, geralmente, em áreas vizinhas dos parques”, explica o diretor de parques urbanos, Vinicius Almeida.

Vinicius discursa na premiação Hely Lopes Meirelles

Na cerimônia de premiação, que ocorreu na sexta-feira (6), na Câmara de Vereadores, Vinicius destacou a importância do projeto em seu discurso de agradecimento. “Entre 2022 e 2023, fizemos, só no Anhanguera, mais de sete capacitações, cada uma com 50 funcionários. Foram 144 brigadistas capacitados, com muitos voluntários envolvidos, e destaco em especial o Robson Maero, bombeiro civil com grande experiência nacional e internacional de combate a incêndios. O Anhanguera é um local de soltura de espécies, refúgio de vida silvestre municipal, uma área protegida muito importante. A gente sabe que conservar a natureza é conservar a qualidade de vida das pessoas e a biodiversidade”, afirma.

Autoridades e premiados na Câmara de Vereadores 

Essa semana também foi publicada pela PMSP a Portaria Portaria Conjunta SVMA/SMSU/SIURB nº 003, de 2 de outubro de 2023 que oficializa o Programa Fogo Zero, sob gestão da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação, que monitora e planeja as ações de combate a incêndios nas áreas verdes da cidade. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente segue exercendo papel protagonista nesse trabalho de conservação ambiental, com diversas brigadas já implantadas na cidade.

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais