SVMA realiza I Encontro Regional dos Conselhos de Meio Ambiente na região norte da cidade de São Paulo

Os dois primeiros encontros ocorreram nas região norte e sul

Na última quarta-feira (4/10) foi realizado o I Encontro Regional dos Conselhos de Meio Ambiente. O evento foi organizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com o objetivo de os conselheiros conhecerem os Planos Verdes, ele foi feito na sede da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, na zona norte. Hoje (11) ocorreu a reunião no CEU Campo Limpo, zona sul e as próximas serão no dia 25/10 na Subprefeitura de Itaquera, zona leste, e 1/11 na Uninove - Campus Vergueiro, centro-oeste.

Foram apresentados os Planos Verdes elaborados pela SVMA nos últimos anos, com suas perspectivas de execução visando o desenvolvimento, ampliação e proteção de espaços públicos sustentáveis em São Paulo. Eles foram estruturados com o objetivo de estabelecer políticas públicas para fornecer e administrar áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental da capital.

Também tivemos a apresentação do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP) que orienta a ação do governo para incluir a questão do clima nos processos decisórios, além de mostrar como a população pode se preparar para enfrentar os impactos gerados pelas mudanças climáticas.
Servidores da Secretaria realizaram palestras sobre a elaboração e implementação dos planos.

Confira quais foram os oradores:

  • PMMA: Anita Correia, diretora da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação
  • PMSA: Rodrigo Martins, diretor da Divisão de Patrimônio Ambiental
  • PMAU: Priscilla Cerqueira, coordenadora de implantação do PMAU
  • Planpavel: Lígia Pinheiro, diretora da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial da Coordenação de Planejamento Ambiental
  • PlanClima SP: Laura Ceneviva, coordenadora executiva do PlanClima SP


Planos Verdes

PMMA

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) tem como foco orientar e permitir que os municípios atuem de forma proativa na preservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica. O trabalho teve três etapas ao todo: Diagnóstico, Definição de Áreas Prioritárias e Plano de Ação.

PMSA

O Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais – PMSA incentiva políticas públicas e iniciativas para a manutenção e restauração das áreas prestadoras de serviços ambientais. O principal mecanismo do PMSA é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para proprietários de imóveis que recuperam os ecossistemas.

PMAU

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) está estabelecido como ação prioritária no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Ele tem o objetivo de definir o planejamento e a gestão da arborização com a meta de aumentar a resiliência da cidade às mudanças climáticas, melhorar a paisagem e a satisfação da população, tomando como base os princípios da ecologia e das cidades inteligentes.

PLANPAVEL

O Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) é um instrumento de planejamento e gestão que tem como objetivo estabelecer uma política para fornecer e administrar áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental da capital.

PLANCLIMA SP

O Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, PlanClima SP, foi elaborado para identificar e potencializar ações na cidade que respondam às mudanças climáticas das últimas décadas, sempre incluindo a questão do clima no processo decisório. São 43 as ações prioritárias. O foco é implementar medidas que levem à neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2050.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (combate às alterações climáticas) e 15 (vida sobre a terra). 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais