Panorama sobre vegetação significativa do município de São Paulo conquista prêmio do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e do Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana

SVMA alcançou o 3º lugar, entre 88 trabalhos

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com o trabalho “Novo Panorama da Vegetação Significativa do Município de São Paulo” conquistou a 3ª posição em prêmio do XXV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e IV Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana. No total 88 projetos estavam concorrendo.

O evento foi realizado pela SBAU - Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e as apresentações ocorreram entre os dias 19 e 22 de setembro em Maringá, Paraná.

O resumo premiado está dentro das diretrizes da Ação 96 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que consiste em avaliar áreas que necessitem de proteção considerando a arborização do Mapeamento Digital da Cobertura Vegetal 2020 e declarar novas áreas protegidas conforme análises de dados municipais (importância para o local, exemplares arbóreos presentes e estudos ambientais).

O trabalho é de autoria da Coordenadora de implementação do PMAU, Priscilla Cerqueira, da Miriam dos Santos; Fernanda Soliga; Fernanda de Oliveira; Mariana Mendes; funcionárias da Divisão de Arborização Urbana (DAU) e Bruna Sobral, funcionária da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI).

Além do resumo que recebeu o certificado de honra ao mérito, a SVMA contou com outros dois inscritos, são eles: “Corredor Verde Butantã: construção participativa para a implementação de um instrumento de arborização urbana na cidade de São Paulo” e “Processo Participativo na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana de São Paulo (PMAU)”

Sobre o PMAU

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) está estabelecido como ação prioritária no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Ele tem o objetivo de definir o planejamento e a gestão da arborização com a meta de aumentar a resiliência da cidade às mudanças climáticas, melhorar a paisagem e a satisfação da população, tomando como base os princípios da ecologia e das cidades inteligentes. Atualmente o plano está em fase de implementação.

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais