Prefeitura realiza viagem a Bogotá para discussão e troca de informações sobre o desenvolvimento sustentável

Além de gestores públicos, participaram do encontro líderes urbanos, empresários e outros representantes da sociedade civil

Nos dias 22 e 23/9 a Prefeitura de São Paulo, representada pelo secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, participou da Terceira Cúpula da Plataforma P4G (Parceria para o Crescimento Verde e os Objetivos Globais 2030) - "Parcerias Transformadoras para a Sustentabilidade". O evento ocorreu em Bogotá, capital colombiana.

A P4G tem parceiros em quatro continentes, como: México e Colômbia na América; África do Sul e Quênia na África; Coreia do Sul e Bangladesh na Ásia; Holanda e Dinamarca na Europa.

A cúpula foi um espaço destinado a autoridades de todo o mundo discutirem experiências relevantes sobre biodiversidade, transformação energética e cidades sustentáveis. Ela teve como objetivo principal avançar na construção de economias mais verdes e resilientes.

Estiveram presentes autoridades locais, líderes urbanos, empresários e demais representantes da sociedade civil de diferentes países para produzir ações e soluções concretas em torno dos temas apresentados.

“Estivemos neste evento para falar sobre as ações de inovação, de sustentabilidade, da transformação de São Paulo em uma cidade inclusiva, mais amigável e especialmente sustentável, destacando aqui tudo que o prefeito e o município têm feito para garantir em termos de alimentação, transporte, mobilidade, cobertura vegetal e um futuro mais saudável para a nossa capital”, relata Rodrigo Ravena.

Confira um pouco das atividades

O primeiro dia se iniciou com uma cerimônia de abertura, na qual foi apresentado pelos participantes as prioridades climáticas, os seus compromissos e as ações tangíveis que estão sendo realizadas.  Logo após houve uma sessão sobre parcerias para uma transição justa para uma economia líquida zero. Por fim, houve uma palestra sobre finanças climáticas inovadoras, trilha da biodiversidade e diversas discussões sobre os temas.

No segundo dia foram abordadas questões sobre liderança global para um futuro sustentável. Além disso, ocorreram apresentações de seis parcerias inovadoras da Colômbia e de outros locais da América Latina, que competiram para demonstrar como sua solução de negócios é importante nos temas da Cúpula.  O evento se encerrou em uma cerimônia com um breve resumo das ações realizadas.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais