Parques Naturais Municipais chegam à marca de 50 mil visitas

Cinco áreas verdes estão disponíveis para os munícipes conhecerem

Nesta semana os Parques Naturais Municipais (PNM) da cidade de São Paulo atingiram a marca de 50 mil vistas; a abertura dessas unidades de conservação ao público ocorreu em julho de 2020. A capital possui seis PNMs, cinco deles disponíveis para a população conhecer. São eles: Bororé, Itaim, Jaceguava e Varginha na zona sul; e Fazenda do Carmo na zona leste.

O PNM Cratera de Colônia, também na zona sul do município, tem acesso permitido apenas a grupos de estudo e pesquisa, mediante agendamento prévio, por meio do telefone da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC): (11) 5187-0321.

As outras áreas verdes ficam abertas todos os dias, das 8h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando fecham para manutenção. Elas apresentam uma grande fauna e flora, com diversos tipos de animais e plantas, trilhas, parquinhos naturalizados e outros atrativos disponíveis para a população.

Saiba mais sobre cada parque:

PNM Bororé

Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé

O parque está situado em uma península da Represa Billings, no bairro da Ilha do Bororé, região da Capela do Socorro e conta com 190 hectares de área protegida municipal. Para divertimento do público, o local contém a Trilha do Aventureiro e a Trilha do Lago, parquinho naturalizado e conta com píer na margem da represa para contemplação da paisagem.

PNM Itaim

Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros - em frente ao Centro Comunitário Pequeno Príncipe e ao lado da Galeria de Artes Casa do Rosário (Centro Paulus)

Este é o maior PNM de São Paulo com 470 hectares, está localizado dentro dos limites da APA Bororé-Colônia. Ele apresenta diversas trilhas e equipamentos disponíveis: Trilha do Tatu e do Ribeirão Itaim, Bosque do Silêncio, área para contemplação e piquenique, parque naturalizado e parquinho infantil.

PNM Jaceguava

Local: Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1100 - Jaceguava

O parque apresenta uma área de 420 hectares e em seus limites está a RPPN Solo Sagrado de Guarapiranga. Juntas, as duas Unidades de Conservação compõem uma extensão bastante significativa de áreas protegidas. Os visitantes podem usufruir das Trilhas do Saci e do Cambará, do pergolado com área para piquenique e do parquinho naturalizado presente no local.

PNM Varginha

Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros

Sua área de 419 hectares está localizada no distrito do Grajaú, na margem da represa Billings, assim como o PNM Bororé. É formado, predominantemente, por fragmentos de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e possui clima Tropical Atlântico Superúmido. O espaço é repleto de opções de diversão para os visitantes, ele contempla a Trilha do Içá com mirante, Trilha da Bromélia, lago, parque naturalizado, parquinho, pista de bike, mirante, biblioteca, ATI (Academia para a terceira idade) e píer na margem da represa para contemplação da paisagem.

PNM Fazenda do Carmo

Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera

É o primeiro parque natural municipal da cidade de São Paulo, contém 449 hectares e está situado no interior da APA estadual Parque e Fazenda do Carmo. É responsável por compor o maior remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste do município de São Paulo. Os atrativos para o público são a Trilha da Preguiça, uma área aberta para piquenique e uma biblioteca comunitária.

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra). 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais