SVMA participa de Conferência Internacional - Espaços Naturalizados para as Infâncias

Secretaria realizou no Parque Natural Municipal Itaim oficina sobre o aproveitamento de resíduos de poda para transformação de brinquedos naturalizados

Entre os dias 20 e 23/9 (quarta a sábado) ocorreu a “Conferência Internacional – Espaço Naturalizados para as Infâncias” no Sesc Vila Mariana, na capital paulista. O evento foi organizado pelo Instituto Alana e contou com uma oficina feita pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e uma visita técnica aos brinquedos naturalizados municipais como parte da programação do evento.

Atividade no PNM Itaim

As atividades ocorreram no dia 23, sábado e compreenderam uma oficina de construção de um brinquedo naturalizado no Parque Natural Municipal - PNM Itaim, Zona Sul da cidade, em conjunto com a equipe de manejo e conservação da unidade. Essa atividade abordou o aproveitamento de resíduos e poda realizada nos PNMs para criação dos brinquedos naturalizados e outras estruturas para trilhas, sinalização e equipamentos dos parques.

Simultaneamente, na Zona Leste, no PNM Fazenda do Carmo, houve uma visita técnica para apresentação dos brinquedos naturalizados do parque e posteriormente, uma oficina no SESC Itaquera, parceiro dessa unidade de conservação municipal.

Atividade no PNM Fazenda do Carmo

A conferência teve como objetivo debater e engajar na promoção da aprendizagem ao ar livre como política pública, estimulando o movimento por espaços educativos formais e não formais com mais natureza e resiliência climática.

“A Conferência Internacional – Espaço Naturalizados para as Infâncias tem uma programação muito interessante porque durante um dia e meio tivemos debates, mesas redondas e apresentações culturais no Sesc Vila Mariana. E também tivemos dez roteiros, dez visitas a diferentes espaços naturalizados para as infâncias de diversos territórios, nas zonas sul, oeste, leste, em Jundiai, em Mogi das Cruzes, incluindo alguns parques municipais da cidade de São Paulo. Então é uma experiência muito interessante porque ao mesmo tempo que a gente teve momentos mais dedicados a dimensão cognitiva, a gente teve também muitos momentos para estar ao ar livre, para brincar e para interagir corporalmente com estes espaços” relata a pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Bebel Barros.

Observação no PNM Itaim


Segundo o gestor da Área de Proteção Ambiental - APA Capivari-Monos e biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação - DGUC/SVMA, Luccas Longo, "oportunidades como essa promovidas pelo evento e em conjunto com o Instituto Alana, contribuem para divulgar os cinco parques naturais municipais e seus brinquedos e conjuntos naturalizados. Além disso, estimulam o uso de aproveitamento de resíduos de poda em áreas protegidas e colaboram para o estabelecimento dos parques naturais como locais para conexão com a natureza, em especial para a primeira infância".

O encontro reuniu profissionais de diferentes campos - educação, arquitetura, planejamento urbano, saúde e artes - que atuam tanto em instituições públicas, quanto privadas e que acreditam que a natureza colabora na promoção de saúde física, mental e bem-estar para todos.

Grupo que participou da oficina no PNM Itaim

Além da ida ao PNM Itaim, a programação também contou com visitas técnicas a espaços naturalizados destinados às infâncias e também oficinas relacionadas a esse tema.

Parques Naturais Municipais
A cidade de São Paulo possui seis Parques Naturais Municipais e cinco são abertos à visitação, são eles: Bororé; Fazenda do Carmo; Itaim; Jaceguava; Varginha. Além deles temos o Cratera de Colônia, onde o acesso é permitido apenas a grupos de estudo e pesquisa, mediante agendamento prévio. Conheça cada unidade neste link.

Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Ela tem como objetivo promover programas, projetos e parcerias para garantir condições para o desenvolvimento integral da infância em seus diferentes espaços de vivência. O trabalho da instituição começou em 1994, no Jardim Pantanal, zona leste, e ocorre até os dias de hoje.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais