Jardim da Luz dá as boas-vindas à Primavera com concerto sinfônico

Evento com resgate histórico terá programação variada e acontece gratuitamente neste sábado

Para celebrar o início da Primavera, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, realiza neste sábado (23), no coreto do Parque Jardim da Luz, o “Concerto da Primavera”, espetáculo sinfônico com resgate histórico e programação variada com a Banda Sinfônica da Polícia Militar, que apresentará um programa inspirado em concertos realizados no mesmo local em 1910, sob regência do Tenente Maestro Joaquim Antão Fernandes.

Em 1910, o Theatro Municipal ainda não havia sido inaugurado e o acesso à música erudita era restrito às elites ou às associações culturais de imigrantes. Os programas realizados no Jardim da Luz – à época o principal jardim público da cidade – contribuíram para popularizar autores clássicos e permitir o acesso ao grande público da produção musical erudita desenvolvida nos maiores centros musicais do mundo, à época.

O programa do concerto foi baseado em pesquisas da dissertação de mestrado do capitão músico PM José Roberto dos Santos, disponível na obra “Artistas enfim: a banda da Força Pública de São Paulo nos tempos da Primeira República” (Editora Atena, 2022).

No repertório II Guarany, de Carlos Gomes; Dobrado Barão do Rio Branco; de Francisco Braga; Guilherme Tell, de Rossini; Contos dos Bosques de Viena, valsa de J. Strauss Jr.; e encerramento com pout pourri contemporâneo. A canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, contará com a participação especial dos jovens músicos do Projeto Sociocultural Bateria 013, do bairro do Bixiga.

O Jardim da Luz, implantado em 1825, é o mais antigo jardim público de São Paulo e um patrimônio da memória da cidade, de São Paulo e do Brasil. O espaço é um local de preservação de espécimes raras de fauna e flora e um museu escultórico a céu aberto, onde estão expostas esculturas tradicionais e novas adições do acervo da Pina Contemporânea.

O subprefeito da Sé, Alvaro Camilo, destaca que este é mais um evento de resgate histórico e cultural na Cidade. “O jardim mais tradicional da Cidade será palco de um espetáculo emocionante com a Banda Sinfônica da Polícia Militar. É mais uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em ressignificar, valorizar e resgatar o nosso Centro, oferecendo cultura e lazer aos munícipes e turistas”.

Luiz Eduardo Arruda, supervisor de cultura da Subprefeitura Sé, aponta o valor artístico do evento. “Presentear os paulistanos no mesmo lugar de memória com a música que o Maestro Antão popularizou no início do Século XX é uma experiência fantástica e abre novos horizontes culturais especialmente para as nossas crianças, que irão desfrutar da alegria de interagir com a música erudita, em um parque bem cuidado no Centro da Capital”.

Para Antonio Detoro, gestor do Parque Jardim da Luz, “celebrar a entrada da estação mais florida do ano é também comemorar as novas cores do nosso jardim, a beleza que atrai passarinhos e seus cantos, a alegria em ver crianças brincando entre as árvores centenárias. É agradecer em receber de portões abertos todos os munícipes no Parque”.

O evento gratuito e aberto ao público é realizado pela Subprefeitura Sé e Parque Jardim da Luz, com o apoio das Secretarias Municipais da Cultura, do Verde e Meio Ambiente, Turismo e da Assistência Social; Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana, Conseg Bom Retiro e Associação Brasileira dos Coreanos.


Serviço:

Concerto da Primavera
Quando: 23 de setembro (sábado)
Horário: às 15h
Local: Parque Jardim da Luz - Praça da Luz, s/n - Bom Retiro (acesso pelo metrô estações Luz e Tiradentes)
Gratuito

 

 Siga a SVMA nas redes sociais