Mobilidade sustentável nas cidades foi tema de sessão da Microrrede do CIDEU - Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano

Evento foi apresentado pelos municípios de São Paulo e Cuenca (Equador)

As cidades de São Paulo e Cuenca (Equador), que fazem parte da Microrrede de Cidades no enfrentamento às mudanças climáticas, do CIDEU - Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, apresentaram no dia 30/08 quais estratégias e ações estão implementando para alcançar uma mobilidade sustentável e os principais desafios que estão enfrentando nessa transição visando mitigar o impacto da mobilidade nos inventários de emissões de gases de efeito estufa.

No encontro, estiveram reunidos representantes que participam da Microrrede: São Paulo (Brasil); Lanús e Mendoza (Argentina); San Sebastián e Plano Estratégico Metropolitano de Barcelona (Espanha); Cuenca (Equador); Los Cabos (México); Plano Estratégico de Desenvolvimento da Província de Espaillat e da Câmara de Comércio e Produção Puerto Plata (República Dominicana).

Por São Paulo a assessora técnica de mudanças climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Débora Diogo, apresentou um breve histórico sobre a implantação da eletromobilidade no município, de 1900 até a situação atual, destacando a aquisição de aproximadamente 650 ônibus elétricos, compondo 2.600 até 2024, o que representa 20% do total da frota, que é de 13.330 ônibus.

Além dos recursos necessários para a eletrificação da frota, há a questão da capacidade das empresas nacionais e estrangeiras para conseguir atender a essa enorme demanda. As adequações e mudanças são necessárias no sistema de transporte público municipal, há ações previstas para aumentar o sistema cicloviário, reduzir as distâncias entre moradia e trabalho e incentivo às iniciativas de mobilidade ativa - todas essas medidas contribuirão para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A substituição dos ônibus a diesel por veículos com motorização não poluente está prevista na Lei 14.933/2009 (Política Municipal de Mudança do Clima do Município de São Paulo).  Além disso, é prevista nos contratos com as empresas concessionárias de transporte coletivo por ônibus, e é uma medida fundamental para reduzir a poluição na cidade e cumprir a Lei da Mudança do Clima.

Financiamento

Para conseguir realizar essa grande transição na frota de ônibus, a cidade de São Paulo receberá um empréstimo de bancos internacionais no valor de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,4 bilhões) para investir na aquisição dos ônibus 100% elétricos e na infraestrutura de recarga para a frota da cidade, que está promovendo a substituição gradual dos atuais ônibus a combustão.

A COFIEX, Comissão de Financiamentos Externos, do Governo Federal, aprovou (junho/23) que a União dê garantia para que o projeto de eletrificação da frota de ônibus da cidade de São Paulo receba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) quase US$ 500 milhões em forma de financiamento, enquanto o município terá de fornecer como contrapartida US$ 125 milhões.

Microrrede de cidades

As Microrredes de Estratégias Urbanas do CIDEU são espaços de colaboração e de trabalho em rede entre cidades, que visam encontrar novas respostas aos desafios urbanos, através da troca de conhecimentos e experiências entre pares, estabelecendo processos de aprendizagem cidade-cidade no âmbito da cooperação municipal.

Sobre o CIDEU

O Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano é uma rede de municípios ibero-americanos que partilham e promovem a cultura do pensamento estratégico urbano. É composto por 150 parceiros, entre governos locais e entidades colaboradoras.

 

Registro da apresentação de São Paulo durante a sessão da Microrrede de Estratégias Urbanas no enfrentamento às mudanças climáticas

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (combate às alterações climáticas).

 

 

 

 

 

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