Oficinas de escuta estão sendo realizadas para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental

Presença do público nos encontros é essencial para a elaboração do plano

O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, através da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz (CEA-UMAPAZ/SVMA). As oficinas de escuta fazem parte da sua elaboração e tiveram início no dia 29/08 na sede da UMAPAZ com datas programadas até o dia 31/10. Ao todo serão 32 escutas espalhadas pela cidade. A atividade está prevista no Plano de Ação de 2021 – 2024 para a implementação da Agenda Municipal 2030.

Escuta realizada em Guaianases no último sábado (2/9)

O PMEA busca fortalecer os acordos de educação ambiental já estabelecidos pelo poder público e contribuir na melhoria e integração das políticas públicas de educação ambiental já em vigor. Além disso, o plano visa construir coletivamente ações e diretrizes em direção a uma sociedade ecologicamente responsável, economicamente viável, culturalmente diversa, politicamente atuante, socialmente justa e garantir a democratização e a socialização das informações socioambientais.

Para uma melhor construção do projeto as oficinas estão abertas para a participação e contribuição da população, saiba mais neste link e confira os horários e locais dos próximos encontros na tabela abaixo:

 

Sobre o PMEA

O plano tem como objetivo educar os munícipes sobre a importância de prevenir e combater o aquecimento global, o consumismo, a cultura do desperdício e outras formas de injustiça. A meta é ensinar o que fazer para preservar todas as formas de vida, a cultura, a água, a terra e o ar.

“O objetivo com o Plano é identificar os principais desafios ambientais que o município enfrenta, considerando a diversidade de realidades que existem dentro da cidade de São Paulo, procurando estabelecer formas de enfrentar esses obstáculos por meio da educação ambiental. Por isso, a participação dos munícipes é fundamental, tanto nas oficinas nas Subprefeituras quanto na participação assíncrona (aquela que não ocorre em tempo real), para que o Plano reflita a pluralidade de vozes da nossa cidade”, relata Meire Aparecida, Coordenadora da CEA-UMAPAZ.

O Plano Municipal de Educação Ambiental está atualmente em construção. Além de ser baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, ele também está de acordo com  outros planos municipais como o Plano de Ação Climática do Município (PlanClimaSP), o Plano Municipal de Educação (PME) e o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

Oficina de escuta realizada em julho com grupos de trabalho intersecretariais e sociedade civil

Os planos ambientais também terão impactos positivos como o PlanClimaSP, o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) que serão reforçados pelo PMEA, com a contribuição dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES Regionais), os Conselhos Gestores de parques e unidades de conservação e sociedade civil ampliada.

A elaboração do PMEA se dá por meio de um processo educativo, envolvendo cidadãos de diversas áreas do município, além de oficinas de escuta, contém também seminários e consultas públicas. Ele conta também com o canal de comunicação aberto entre a equipe que coordena a construção do plano e a população.

Para mais informações sobre o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) de São Paulo é possível fazer contato com a secretaria executiva através do e-mail pmeasp@prefeitura.sp.gov.br e acompanhar as redes sociais da CEA-UMAPAZ.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais