Conheça os parques aniversariantes de setembro

São 14 áreas verdes para aproveitar que comemoram mais um ano de existência

Parque Independência – 07/09 – 34 anos

Localizado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, a área de 161.300m² conta com 94 espécies de fauna e 166 de flora. É o local onde D. Pedro I declarou a independência do Brasil 200 anos atrás.

Fundado em 1989 e revitalizado para o bicentenário da independência, o parque conta com diversas atrações como pistas de cooper e de skate, praças de eventos, aparelhos de ginástica, playground, área de estar e chafariz com fonte e cascata. Uma nova área ampliada foi entregue à população em julho.

A histórica área verde abriga ainda o Museu do Ipiranga, o Jardim Francês, a Casa do Grito, a Cripta Imperial e o Monumento da Independência. O local está aberto diariamente das 5h às 20h.

 

Parque do Trote – 12/09 – 17 anos

Em uma área de 120.000m², o parque conta com 88 espécies de fauna e 109 de flora. É também conhecido como Parque Vila Guilherme – Trote, por estar encostado ao Parque Vila Guilherme, ambos na zona norte de São Paulo. Juntos, somam uma área verde de 185.000 m², aproximadamente.

O Parque do Trote foi entregue em 2006 e seria inaugurado inicialmente no dia 2/7, mas isso não ocorreu devido a uma forte chuva, sendo aberto à população sem uma cerimônia ainda em julho. No registro da SVMA consta como inaugurado em 12 de setembro, mais de dois meses depois. O terreno pertencia à antiga Sociedade do Trote, cuja pista foi por muitos anos a única para a prática oficial de hipismo no país.

Seu espaço oferece opções de lazer como pistas de cooper e de corrida, ciclovia, churrasqueira e Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s). Fundado em 2006, o parque funciona diariamente das 5h30 às 22h.

 

Parque da Aclimação – 16/09 – 84 anos

Localizado na região central da cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação, a área de 112.200 m² é habitada por pelo menos 111 espécies de fauna e 125 de flora.

É o segundo mais antigo na capital, atrás apenas do Jardim da Luz. Fundado em 1939 e tombado em 1986, o Parque da Aclimação dispõe de lago, concha acústica, jardim japonês, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, playgrounds infantis, espaço para piquenique, estares, paraciclo e campo de futebol. Além disso, ele também abriga a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp, que pertence à Secretaria Municipal da Cultura. O local está aberto diariamente das 5h às 20h.

 

Parque de Paraisópolis – 18/09 – 2 anos

O Parque Municipal de Paraisópolis – Lourival Clemente da Silva, é uma homenagem ao ´´Louro´´, morador durante 50 anos do bairro e personalidade muito querida. Ao falecer, vítima de um infarto, em 2014, o nome da área verde foi em sua homenagem. Em 68.000 m², este parque da zona sul conta com 24 espécies de fauna e 75 de flora.

Fundado em 2021, o espaço conta com nascentes, curso d’água e vegetação de grande porte. Ele está aberto diariamente das 6h às 18h.

 

Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal - 19/09 – 47 anos

Localizado no bairro do Itaquera, zona leste, com uma área de 2.388.930 m², já foram registradas 147 espécies de flora e 164 de fauna no parque.

Fundado em 1976, o parque conta com o Museu do Meio Ambiente, monjolo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique e redário. Também funcionam no local o Viveiro Arthur Etzel, o Planetário Prof. Acácio Riberi, a Base Setorial, o Bosque da Leitura (pertencente à Secretaria Municipal de Cultura) e a Base da Guarda Civil Metropolitana. O local está aberto diariamente das 5h30 às 20h.

 

Parque Jardim Felicidade – 20/09 – 33 anos

Localizado na divisa dos bairros Jardim Felicidade e Chácara Inglesa, na zona norte da capital paulista. A área verde de 28.800 m² habita 47 espécies de fauna e 102 de flora.

Fundado em 1990, a infraestrutura do parque conta com churrasqueira, campo de bocha, mesas para jogos, quadra de basquete, quadra de futebol de salão, quadra poliesportiva, playground, nascente e lago e mesas para piquenique. O local está aberto diariamente das 7h às 18h.

 

 

Parque Guarapiranga – 21/09 – 49 anos

Situado no bairro Campo Limpo, zona sul de São Paulo, possui uma área de 152.600 m². No local são registradas 186 espécies de flora e 92 de fauna.

O parque, fundado em 1974, oferece opções de lazer como campo de futebol society, campo de terra, quiosques, churrasqueiras, trilha, quadras poliesportivas, playgrounds, paraciclos, bosque, pista de caminhada e bebedouros. Além disso, ali também funciona o CECCO (SMS). O espaço está aberto diariamente das 6h às 18h.

 

Parque da Previdência – 21/09 – 44 anos

Localizado no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, o Parque da Previdência conta com 321 espécies de flora e 87 de fauna em uma área de 91.500 m².

O local oferece diversas opções de lazer como o jardim aromático, área de estar com mesas para piquenique, trilha, pista para caminhada, aparelhos de ginástica; playgrounds, viveiro de gansos e orquidário. Além disso, lá também estão localizados o Museu de Meio Ambiente, o CECCO (SMS) e o Grupo Escoteiro Raposo Tavares. Fundado em 1979, o parque está aberto diariamente das 7h às 18h.

 

 

Parque Guanhembu Benedicta Ramos Caruso – 21/09 – 16 anos

Localizado na região central da capital paulista, no bairro de Pinheiros, o parque possui 133.547m² e é o segundo mais visitado. Foram registradas 127 espécies de flora e 54 de fauna.

O parque possui três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paralímpicos; aparelhos de ginástica de baixo impacto; áreas de circulação acessíveis às pessoas com deficiência; parquinho infantil; ciclovia; pista de caminhada; estações de ginástica; jardim sensitivo (jardim em forma de labirinto, composto por espécies ornamentais e medicinais que estimulam o olfato, tato e visão). Fundado em 2008, o local abre todos os dias das 6h às 22h.

 

Parque Cordeiro – Martin Luther King – 23/09 – 20 anos

Localizado na região sul da cidade de São Paulo, na Chácara Monte Alegre, o parque possui uma área de 34.965 m² dividida em setores leste e oeste. Sua fauna conta com a presença de 63 espécies diferentes e sua flora com 27 espécies de plantas vasculares e 37 de briófitas.

Fundado em 2003 em homenagem ao importantíssimo líder da luta contra o racismo no mundo, tem em sua infraestrutura pistas de caminhada, skate e de ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, paraciclos, quadra poliesportiva, palco, espelho d’água e praça. Além disso, possui trilhas monitoradas, que devem ser agendadas com antecedência para grupos de até 5 pessoas. A área I do parque está aberta diariamente das 7h às 17h e a área II das 7h às 18h.

 

Parque Buenos Aires – 24/09 – 110 anos

Com uma área verde de 18.755 m², o espaço registra 57 espécies de fauna e 80 de flora. O parque fica localizado no bairro Higienópolis, região central de São Paulo.

Fundado em 1913 em homenagem à capital argentina, inicialmente era uma praça. Hoje, como parque, conta com área para apresentações culturais, gramado para piquenique, playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica e cercado para cães (cachorródromo). Além de um espaço para contemplação, caminhadas e relaxamento, passeio e estares. O local está aberto diariamente das 6h ás 19h.

 

Parque Chácara das Flores – 26/09 – 21 anos

A área verde de 41.737,54 m² está localizada no bairro do Itaim Paulista, zona leste da cidade. O parque, que foi criado para preservação da mata nativa que se encontrava em estado de regeneração, conta com 99 espécies de flora e 47 de fauna.

O local conta com galpão coberto para jogos, quadra poliesportiva, playground, deck para contemplação e pátio de descanso, trilhas, pistas de cooper e de caminhada e aparelhos de ginástica. A região é cortada por seis córregos no sentido norte-sul que deságuam no rio Tietê: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes.

No último dia 19 foi reaberto à população após uma grande revitalização e inauguração de uma EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). Fundado em 2002, o local está aberto diariamente das 6h às 20h.

 

Parque do Povo – Mário Pimenta Camargo 28/09 – 15 anos

Localizado na região central da capital paulista, no bairro de Pinheiros, o parque possui 133.547m² e é o segundo mais visitado. Foram registradas 127 espécies de flora e 54 de fauna.

O parque possui três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paralímpicos; aparelhos de ginástica de baixo impacto; áreas de circulação acessíveis às pessoas com deficiência; parquinho infantil; ciclovia; pista de caminhada; estações de ginástica; jardim sensitivo (jardim em forma de labirinto, composto por espécies ornamentais e medicinais que estimulam o olfato, tato e visão). Fundado em 2008, o local abre todos os dias das 6h às 22h.

 

Parque Burle Marx – 29/09 – 28 anos

A área verde de 138.279 m² está localizada no bairro do Morumbi, na região sul da cidade. Foram catalogadas 137 espécies de flora e 164 de fauna.

Fundado em 1995, o parque oferece pistas de cooper e de caminhada, trilha para passeio pelo meio da mata, aparelhos de ginástica (barras e pranchas), playground, estacionamento, orquidário natural, nascentes, lagos, espelho d’água, estares, lanchonete e pergolados. Desde que foi implantado, é administrado pela Fundação Aron Birmann e funciona diariamente das 7h às 19h.

 

Essa reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra).

 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais