Secretaria do Verde e do Meio Ambiente realiza palestra com o tema “Padrões e Processos Ecológicos em áreas verdes urbanas de São Paulo”

Encontro teve como objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos em busca de melhorias no planejamento da arborização

Na última quinta-feira (24/8) a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou a palestra “Padrões e Processos Ecológicos em áreas verdes urbanas de São Paulo”. O evento ocorreu na sede da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, localizada dentro do Parque Ibirapuera.

O encontro foi ministrado pelo professor Maurício Lamano, mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, e pós-doutor pela Universidade do Porto - Portugal e pela Universidade de São Paulo (USP). O objetivo principal foi a apresentação dos resultados de uma pesquisa acadêmica que ele coordenou sobre a gestão da arborização urbana e que foi autorizada pela comissão de avaliação científica da SVMA.

A palestra teve como público-alvo funcionários da Prefeitura de São Paulo, em especial aqueles que trabalham com o manejo de áreas verdes. Foram apresentados resultados parciais das pesquisas sobre os serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas verdes, como o Parque Trianon e Parque Natural Fazenda do Carmo, abordando ainda o comportamento das espécies arbóreas nas diferentes regiões da cidade e como devem ser planejadas as ações de gestão da arborização nas esferas macro (bairro, parques e praças) até a escala micro (ruas e imóveis).

“É importante destacar que as parcerias entre a gestão municipal com universidades e institutos de pesquisas são muito importantes para que seja possível ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos e assim realizar melhorias na gestão das áreas verdes e da arborização urbana”, afirma a coordenadora do Plano Municipal de Arborização Urbana, Priscilla Cerqueira.

Atividades como essa são extremamente relevantes para a implementação de todos os planos elaborados pela SVMA, como o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima) e para os 4 Planos Verdes: Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel), Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA). Neles constam ações para que sejam firmados termos de cooperação técnica visando estudos sobre as temáticas ambientais.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (combate às alterações climáticas) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais