São Paulo participa do “Primeiro Seminário Ibero-americano de Cobertura Vegetal Urbana” realizado na Colômbia

Evento foi organizado pela UCCI e teve como objetivo fortalecer as políticas de planejamento e gestão de áreas verdes

A cidade de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), representada pelo Secretário Rodrigo Ravena, participou do “Primeiro Seminário Ibero-americano de Cobertura Vegetal Urbana” que ocorreu entre os dias 2 e 4/8 em Bogotá, Colômbia. O evento foi organizado pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), rede internacional de cidades, atualmente composta por 29 municípios, de 24 países ibero-americanos, que tem como meta fomentar vínculos, relações e intercâmbios.

O objetivo do encontro foi fortalecer as ações de planejamento e gestão da cobertura do solo urbano na Ibero-América através da geração e troca de conhecimento de diversos programas aplicados, refletindo sobre os desafios enfrentados no gerenciamento da cobertura vegetal urbana e modelos replicáveis como soluções inovadoras que promovam boas práticas e recomendações para as políticas ambientais.

Além da capital colombiana, anfitriã do encontro, houve a participação das seguintes cidades parceiras da UCCI: São Paulo (Brasil), Santo Domingo (República Dominicana), Montevidéu (Uruguai), e as convidadas Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile), Rio de Janeiro (Brasil), Lisboa (Portugal), Assunção (Paraguai), Havana (Cuba) e Sucre (Bolívia).

Este evento foi de extrema relevância no âmbito do programa "Coberturas Vegetais Icônicas" promovido na Chamada de Projetos de Cooperação Técnica UCCI 2023, no qual São Paulo é convidada a participar juntamente com outras nove cidades associadas ibero-americanas.

O seminário teve três temas estruturantes:

  • Planejamento: são práticas que identificam previamente a situação, visando controlar ações para alcançar um objetivo satisfatório e também prever consequências futuras.
  • Gestão e Operação: ações de planejamento, execução e monitoramento dentro da instituição. Inclui atividades que podem ser realizadas em diferentes áreas de gestão, com a meta de melhorar o desempenho dos processos internos, aumentando sua eficiência e produtividade.
  • Gestão Social: conjunto de mecanismos que promovem a inclusão e o envolvimento efetivo da comunidade em projetos sociais, evolvendo-a e trazendo o sentimento de pertencimento, a participação cidadã e o controle social para a melhoria dos programas tratados.

No primeiro dia São Paulo realizou uma palestra sobre os desafios enfrentados no município e os avanços que vem sendo feitos no âmbito da gestão de cobertura vegetal urbana. Após a apresentação ocorreu uma rodada de perguntas e comentários do público presente. Nos outros dois dias ocorreram explanações de outros países seguindo a temática principal do evento. A partir deste seminário será construído e socializado um documento que traz um compilado das discussões realizadas.

“A Prefeitura de São Paulo é uma das cidades cooperadas da UCCI e vem desenvolvendo vários trabalhos com a entidade em nível internacional, buscando difundir a política municipal nas diversas capitais e demais cidades em todos os continentes. O Seminário teve como pauta um intercâmbio de informações e assuntos relevantes para o desenvolvimento da cidade”, relata o Secretário da SVMA, Rodrigo Ravena.

 

A reportagem contempla os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 16 (paz, justiça e instituições fortes) e 17 (parceria em prol das metas).

 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais