Servidores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente participam de congresso ibero-americano de parques em El Salvador

Tema do evento foi a “União de Cidades pelos Parques“

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou nos dias 16 e 17 de maio do I Congresso Ibero-americano de Parques em San Salvador, capital de El Salvador, representando a cidade de São Paulo. O tema do encontro foi a “União de Cidades pelos Parques“, visando a troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão das áreas verdes.

O congresso reuniu líderes e profissionais no campo de conservação, restauração, manejo de parques e espaço público. Os conteúdos discutidos incluíram a administração, a importância, as atividades, a conservação do ecossistema e a promoção do turismo sustentável. A reunião também possibilitou oportunidades para estabelecer contatos e colaborações entre as cidades.

A viagem contou com a presença da chefe de gabinete da SVMA, Tamires Oliveira, e do diretor da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU), Vinícius Almeida. Para Tamires, “o encontro foi de extrema importância para fortalecer os laços entre as cidades cooperadas e trocar experiências acerca da gestão dos parques frente aos problemas que, na maior parte das vezes, são bastante semelhantes, ressaltando como são propostas as soluções para cada realidade”.

Vinícius relatou que "essa oportunidade foi enriquecedora. Compartilhamos como superamos os desafios de gestão dos parques da nossa cidade e aprendemos com as experiências das capitais ibero-americanas. Isso fortaleceu uma rede internacional de cooperação para desenvolver espaços verdes urbanos essenciais nas grandes cidades”.

O evento teve a participação ainda de representantes de Bogotá e Cidade do México, que organizaram o encontro, e mais seis cidades convidadas (Rio de Janeiro, Assunção, Santiago, San Juan e San José, além de São Paulo), com o objetivo do intercâmbio entres os municípios com as boas práticas utilizadas nos parques. Houve ainda palestras de workshops interativos.

Primeiro dia

No primeiro dia, foi realizada a abertura e boas-vindas do prefeito de San Salvador, Mario Durán, e dos embaixadores da Espanha, Carlos de la Morena Casado, e dos Estados Unidos, William Duncan. Após, teve uma apresentação artística do grupo folclórico "Casa Maya" com danças da região. O bloco seguinte contou com uma mesa redonda com o tema "A importância do espaço público”, que envolveu instituições que têm um impacto direto na gestão.

A última atração contou com a participação de especialistas em três locais simultâneos, anfiteatro “La Hoja Cultural” e salas 2 e 3 do “Trébol Cultural, onde foram feitas as apresentações de cada cidade participante.

A Prefeitura de San Salvador agradeceu contribuições para a conservação do Parque Cuscatlán, que preserva o meio ambiente e guarda a memória do país centro-americano.

Segundo dia

O segundo dia começou com uma roda de conversa denominada "Desafios e Lições aprendidos na gestão de parques urbanos". Ao final, iniciou-se a agenda de apresentações de cada cidade. A SVMA participou tanto da roda de conversa, quanto apresentou também os desafios e lições na gestão de parques e áreas protegidas na Cidade de São Paulo nesse segundo dia.

Além do espaço dedicado às conclusões do congresso, o encerramento teve o ato simbólico de plantar uma cápsula do tempo no espaço que passou a se chamar "Glorieta de las Ciudades Iberoamericanas", na qual os representantes da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) se encarregaram de dirigir algumas palavras para o suporte e contribuição que as instituições tiveram para a realização deste evento.

 

 

 

A reportagem contepla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais