São Paulo é reconhecida internacionalmente pela ONU por cuidado com as áreas verdes pelo segundo ano seguido

Capital paulista ganhou destaque na edição de 2022 do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo)

O município de São Paulo foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, com o certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). A Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa, são responsáveis por este título internacional.

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, São Paulo demonstrou seu compromisso e atendeu aos cinco requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras e alocar recursos para o manejo florestal, manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os munícipes.

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, São Paulo demonstrou seu compromisso e atendeu aos requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado com as árvores, definir regras legais, alocar recursos para o manejo florestal e realizar plantios participativos com a população.

O plantio em uma área metropolitana traz muitos benefícios. Nesse sentido, aumentar as áreas verdes em uma comunidade pode ajudar a reduzir os custos de energia, mitigar a formação das ilhas de calor, auxiliar o gerenciamento de águas pluviais e o controle de erosão, além de promover a proteção das nascentes e da fauna.

O Tree Cities of the World apresenta uma rede em que líderes municipais atuam com ideias semelhantes voltadas para cuidar, celebrar e compartilhar as melhores práticas aplicadas à silvicutura, a ciência do cultivo de florestas.

Se manter como uma Cidade Árvore, pelo segundo ano seguido, valoriza todo o trabalho realizado, além de ser uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.

 

Sobre a Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation)

Fundada em 1972, a Fundação do Dia da Árvore é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada ao plantio de árvores, ajudando a semear quase 500 milhões de exemplares em 50 países. A organização está empenhada em revelar a importância das árvores no auxílio da resolução de problemas críticos enfrentados pelas pessoas e pelo planeta.

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais