SVMA participa do Abeta Summit 2022 e Unidades de Conservação são atrativos para Ecoturismo na cidade

Parques Naturais fazem parte dos Polos de Ecoturismo de São Paulo, com grande potencial para a evolução do segmento de ecoturismo e turismo de aventura no município

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) apresentará o potencial turístico da cidade de São Paulo, voltado à natureza, durante o Abeta Summit 2022 – 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O encontro acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, na OCA, localizada no Parque Ibirapuera, com programação voltada a profissionais e uma feira aberta ao público. Com o tema “Brasil 200 anos e o futuro que queremos”, o evento trará um novo olhar para o turismo nacional, que pós pandemia começa a traçar destinos que tenham maior proximidade com a natureza.
 

Estante da Prefeitura de São Paula na Feira “(Re)Descobrindo o Brasil”

 A proposta é difundir o turismo de natureza e o turismo de aventura por meio do planejamento e implantação de trilhas e roteiros nas unidades de conservação municipais, considerando o contexto de conservação ambiental e a geração de trabalho e renda e benefícios às comunidades locais.

O congresso ABETA Summit é realizado desde 2003, reunindo profissionais da área, gestores públicos, consultores e consumidores e oferece uma grande variedade de palestras, oficinas de capacitação, visitas técnicas e encontros de negócios.

Nesta edição está prevista a participação de 400 congressistas, sendo 300 de outros estados, além de 4 mil visitantes presenciais e 5 mil nas atividades online. Também estarão presentes comitivas sul-americanas da Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai.

Já para o público em geral, a Feira “(Re)Descobrindo o Brasil” apresentará destinos de natureza ainda pouco divulgados, incluindo experiências virtuais, participação em Rodas de Prosa para intercâmbio sobre turismo de natureza e ecoturismo, por meio de temas divertidos e interessantes, além de atividades ao ar livre.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SVMA, administra atualmente mais de dois mil hectares de Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral, contemplando seis parques naturais – PNMs Itaim, Bororé, Jaceguava, Varginha, Fazenda do Carmo e Cratera de Colônia, e participa da gestão de duas Áreas de Proteção Ambiental – APA Bororé-Colônia e APA Capivari-Monos, e de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN Mutinga e RPPN Sítio Curucutu. Junto aos outros 105 parques urbanos, esses refúgios da cidade abrigam 1.270 espécies nativas de animais e uma rica diversidade botânica, com mais de 3.700 espécies típicas de nossa flora.
 

Parte da equipe da SVMA durante a abertura do evento
 

Juntas, essas áreas totalizam cerca de 36 mil hectares de áreas naturais protegidas até novembro de 2022, correspondendo a 23,6% do território da cidade.

As Unidades de Conservação resguardam significativos remanescentes de Mata Atlântica e estão abertas à visitação com infraestrutura de lazer, trilhas (incluindo a Trilha Interparques, ainda em implantação, que conectará parques, represas e reservas particulares), territórios indígenas, patrimônio histórico-cultural, cachoeiras, lagos e uma beleza cênica admirável e diversos atrativos turísticos.

Atualmente, o município conta com dois Polos de Ecoturismo. Um deles é o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, que abrange também os distritos de Marsilac e Capela do Socorro, no extremo sul da cidade. Foi o primeiro a ser criado, em 2014, e preserva uma extensa área de Mata Atlântica, com cachoeiras, represas, ninhário de garças, mirantes e uma belíssima fauna. O outro é o Polo de Ecoturismo da Cantareira, estabelecido em 2018. Situado no extremo norte da cidade, ele tem importantes reservas naturais, incluindo Unidades de Conservação estaduais, além de áreas de preservação ambiental e de proteção de mananciais.


“Estamos certos de que essas áreas estão prontas para receber o público com atrações de contato direto com a natureza, aliando preservação, educação ambiental e geração de renda para as comunidades do entorno, colocando São Paulo na rota do turismo sustentável”, ressalta Eduardo de Castro, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente.


Serviço:

ABETA Summit 2022 - 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura e Feira (Re)Descobrindo o Brasil
Data: 30/11 a 03/12 (*30/11 – abertura apenas para convidados)
Horário: 9h às 19h (*02/12 – até 16h)
Entrada: Gratuita, com inscrições pelo Sympla, por este link