SVMA participa de curso sobre segurança e combate a incêndios florestais no Chile

Treinamento foi ministrado pelo CAL FIRE, Corpo de Bombeiros da Califórnia, referência mundial na área

Visando atualizar práticas e conhecimentos no combate a incêndios em áreas florestais, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) investe na capacitação das equipes que atuam nos parques da cidade. O curso “S-130 Wildland Firefighter/S-190 Wildland Fire Behavior” foi realizado em Talcahuano, província de Concepción, no Chile, entre os dias 28 e 31 de outubro, por dois representantes da pasta. O treinamento teve como foco a segurança e organização no combate a incêndios florestais, e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros da Califórnia – CAL FIRE (Estados Unidos), considerado referência mundial na área. João Póvoa, gestor do Parque Linear Córrego do Bispo, e Tiago de Andrade, gestor do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, participaram de todo o processo de treinamento, que além de atividades de campo teve também 12 horas de capacitação online. Atualmente apenas quatro brasileiros têm essa certificação.

“O curso nos deu condições de nos aprimorar para a atuação na Operação Fogo Zero, realizada pela Prefeitura de São Paulo dentro das Unidades de Conservação (UCs) e parques urbanos. Assim podemos contribuir para a formação das brigadas internas e trabalhar para criar uma brigada integrada de combate a incêndios florestais nas áreas verdes da cidade”, relata Thiago.

A partir dos conhecimentos adquiridos também será possível atualizar a portaria municipal que institui o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios em áreas Florestadas do Município de São Paulo – “Operação Fogo Zero”, que deverá se tornar em breve uma política pública permanente, a partir da Portaria Intersecretarial, que está sendo finalizada para publicação.

Melhorar a prática in loco foi um dos principais aprendizados, como implementar a manutenção frequente dos equipamentos e a capacitação dos funcionários dos parques com todas as informações possíveis antes de entrar em combate, por exemplo. “A lição que fica é que ninguém morre pelo fogo, mas sim por tomar decisões erradas, por isso a importância estarmos atentos à questão da segurança”, afirma João.

Ações de prevenção têm sido essenciais para o controle no número de ocorrências de incêndios na cidade. Cerca de 85% deles têm causas criminosas – como queima de fio e móveis, balão, fogueira, ponta de cigarro – e apenas 15% ocorrem por causas naturais (raios e vegetação seca, por exemplo).

A Prefeitura tem trabalhado fortemente a prevenção de incêndios em áreas verdes, razão pela qual pode ser observada a diminuição no número de ocorrências nos últimos anos. Dados da Operação Fogo Zero, coordenada pela SVMA, apontam que em 2020 foram registrados 96 incêndios em parques municipais, número que caiu para 88 ocorrências em 2021 e para 52 até outubro de 2022.

Em 2019, por exemplo, o fogo atingiu o Parque Linear Córrego do Bispo, na zona norte da cidade, por mais de sete horas; em 2022 nenhuma ocorrência de grandes proporções foi registrada na área graças a ações preventivas e também a maior intensidade das chuvas neste ano. “Tivemos apenas dois focos de incêndio em área de Mata Atlântica no parque, nenhum considerado grave. Isso se deve ao aumento do número de aceiros (faixas de terra limpa e sem vegetação em torno de matas e florestas cuja função é barrar a propagação do fogo), que saiu de um para seis, ao incremento de 25.000 árvores plantadas no parque e a disponibilização de viaturas” para atender casos de emergências, conta João.