Parque Alfredo Volpi comemora 50 anos

Nesta terça-feira, dia 27, parque completa cinquentenário

Um lugar arborizado com várias árvores grandes ao redor e no meio tem um caminho de terraInaugurado no dia 27 de abril, o Parque Alfredo Volpi completa nesta terça-feira 50 anos. O parque abrange uma área de 142.400 m², que antigamente pertencia à Fazenda de Chá Morumby. A área foi doada em 1949 para a Prefeitura de São Paulo, que o transformou em parque em 1971, então com o nome de Bosque do Morumbi.

Seu nome atual – Alfredo Volpi - é uma homenagem a Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988), nascido em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Foi um dos mais conceituados pintores brasileiros, destacando-se na Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

O parque trabalha com Educação Ambiental em conjunto com escolas do entorno realizando trilhas monitoradas gratuitas com o agendamento prévio através do e-mail pqalfredovolpi@gmail.com ou pelo telefone (11) 3031-7052.

Sua flora tem predomínio de remanescente de Mata Atlântica em estágio médio de sucessão, além de bosque implantado e áreas ajardinadas. São destaques da flora: açoita-cavalo (Luehea grandiflora), angico (Anadenanthera colubrina), araticum-do-mato (Annona sylvatica), bambu-chinês (Bambusa tuldoides).

Já foram registradas 305 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Há registro de 107 espécies de fauna em sua maioria aves, com destaque para algumas endêmicas de Mata Atlântica, como tucano-de-bico-verde, capitão-de-saíra, saíra-ferrugem e cigarra-bambu, além de registros ocasionais de anambé-branco-de-rabo-preto, em rápida escala no parque.