Parque Rodrigo De Gásperi completa 39 anos

Aniversário é neste domingo, dia 25 de abril

 Em um lugar amplo e gramado, com canteiro de muro colorido cercado de árvores por todos os lados
O Parque Rodrigo De Gásperi faz neste domingo, dia 25 de abril, 39 anos, e possui pista de caminhada, bicicletário, quadra de campo, quadra de bocha, quadra poliesportiva, mesas com tabuleiro de xadrez e dama, mesa de pingue-pongue, sanitários e playgrounds. Aos domingos funciona também o Bosque da Leitura (equipamento da Secretaria Municipal da Cultura).

Inicialmente era conhecido popularmente como “Parque da Lagoa” porque havia anteriormente no local uma lagoa e um córrego, usado pelas pessoas para pescar e nadar. Após o aterramento da lagoa e a canalização do córrego, o local passou a ser usado por circos e parques de diversão que ali se instalavam com frequência.

A prefeitura construiu um campo de futebol e um vestiário na parte mais larga do terreno, cedendo-os para uso dos clubes locais. Os moradores do bairro solicitaram então a abertura de um parque municipal com aproveitamento de todo o terreno.
Na fauna constam 14 espécies de borboletas e 23 de aves na área. Dentre as aves é possível observar a rolinha, quero-quero, beija-flor-tesoura, ferreirinho-relógio, sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, joão-de-barro e o sanhaço-cinzento, além das migratórias como o suiriri e a juruviara. Em áreas com gramíneas, pode-se avistar o tiziu, com seu comportamento singular de corte e defesa de território, que consiste em salto curto sincronizado com canto onomatopeico, realizado em um poleiro fixo.

Possui vegetação composta por áreas ajardinadas e bosque heterogêneo. Destaques da FLORA: angico (Anadenanthera colubrina), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), falsa-seringueira (Ficus elastica), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), jambeiro (Syzygium jambos), paineira (Ceiba speciosa) e sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides). Também se destacam agrupamentos de araribá-rosa (Centrolobium tomentosum), casuarina (Casuarina equisetifolia), grevílea-gigante (Grevillea robusta), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jerivá (Syagrus romanzoffiana), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana) e sete-capotes (Melaleuca leucadendra). Já foram registradas 118 espécies, das quais das quais está ameaçada de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata). Inventário de flora 2020.

VOCÊ SABE QUEM FOI RODRIGO DE GÁSPERI?
Aos 13 anos, no dia 23 de janeiro de 1992, o corintiano Rodrigo de Gásperi foi vítima de uma bomba caseira, durante a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em partida entre Corinthians e São Paulo. Após um gol do São Paulo na prorrogação, houve briga entre os jogadores do Corinthians e a arbitragem. O atrito em campo também ecoou nas arquibancadas do estádio do Nacional Atlético Clube e uma das bombas lançadas pelas torcidas atingiu Rodrigo. O jovem permaneceu internado por quatro dias, mas não resistiu às várias lesões cerebrais e traumatismos cranianos. Em sua homenagem, o parque recebeu seu nome.