O alerta sobre conservação ambiental no Dia Internacional das Florestas

Conheça as iniciativas de proteção da SVMA

 Vista aérea do Parque Anhanguera com muitas árvores verdes

Com o propósito de promover conscientização sobre a importância das florestas e das árvores, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 21 de março de 1971, o Dia Internacional das Florestas e da Árvore.

Segundo a Organização das Nações Unidas, as florestas cobrem aproximadamente 31% do Planeta Terra e São Paulo é responsável por uma porcentagem relativamente importante desse total, muitos não imaginam, mas a nossa “selva de pedras” é quase 30% florestas. Algumas dessas áreas dentro do município são protegidas por lei. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) administradas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por exemplo, são espaços que protegem a diversidade biológica, disciplinam os processos de ocupação e asseguram a sustentabilidade do uso de recursos naturais.

As áreas remanescentes de Mata Atlântica são outro ponto essencial de preservação. Muitas dessas áreas contêm nascentes de rios importantíssimas para a sobrevivência de algumas espécies, inclusive a espécie humana. O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de São Paulo, desenvolvido pela SVMA e integrado ao Plano Diretor Estratégico (PDE) do município, é uma importante ferramenta para que as florestas da Mata Atlântica possam ser preservadas e recuperadas na capital.

No Brasil, são medidos anualmente os níveis de desmatamento. Estimasse que aproximadamente 18% da Amazônia brasileira já tenha sido desmatada.