Fenômeno astronômico acontece no próximo dia 21 de dezembro

A proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que pareçam um planeta duplo

A proximidade entre dois planetas Júpiter e Saturno; ao fundo um céu estrelado

No dia 21 de dezembro poderá ser observado, após o pôr do sol, um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média. A proximidade entre dois planetas, Júpiter e Saturno, fará com que pareçam um planeta duplo.  Além disso, eles estarão separados por menos de um diâmetro de lua cheia.

Segundo João Fonseca, diretor do Planetário do Parque do Carmo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o fenômeno poderá ser observado a olho nu. “Assim que anoitecer, basta olhar para o horizonte no lado em que o Sol se põe e observar. Será o ponto mais brilhante do céu, devido a proximidade desses dois planetas”.

João Fonseca define o episódio como um "golpe de vista" e explica que, na teoria, esses planetas estão bem distantes entre si, mas para nós, aparentemente, estão bem pertos um do outro. "Júpiter e Saturno estão a mais de 700 bilhões de quilômetros de distância. Júpiter realiza uma volta em torno do sol a cada 19 anos, Saturno a cada 29 anos e a Terra a cada 1 ano. Por isso, em algum momento, esse alinhamento entre os planetas acontece e fica visível para nós”.

Esse é um fenômeno muito raro e a próxima vez que esse evento acontecerá será em 2080. Depois, só no ano de 2400.