Parques urbanos, água e a vida na metrópole: vamos conhecer?

Quais as funções dos parques urbanos e a relação com a água na cidade

 Dois brinquedos em parques feitos de ferro coloridos, verde, amarelo, vermelho 

O que você acha de relacionarmos os parques urbanos com a bacia hidrográfica, aos quais estão inseridos e assim pensarmos em rios, córregos, que fazem parte desse sistema? aliando a isso, a biodiversidade e as várias funções dos parques? tudo isso, dentro da metrópole paulistana? Esse é o eixo temático que norteia os dois cursos que ocorrerão em julho de 2020 na UMAPAZ: Curso Águas do Parque Chácara Jockey e Curso Águas do Parque Ibirapuera.

Nos aguardem, vamos divulgar no momento oportuno e ambos são validados para servidores públicos municipais! Agora, vamos conversar um pouco sobre os parques da cidade. Eles possuem várias funções:além da possibilidade da atividade esportiva, lazer e convívio social, as áreas verdes no Município de São Paulo (incluindo os parques urbanos) possibilitam o restabelecimento dos ciclos naturais, como o da água, dentro do processo de infiltração, ou seja, quanto mais áreas permeáveis  tivermos na cidade, mais áreas serão propicias a infiltração da água das chuvas.
Existem mais, como trata o documento que organiza indicadores de biodiversidade presente no Município de São Paulo, intitulado:  Índice BIOSAMPA de 2019, que reúne 23 indicadores da biodiversidade, permitindo afirmar que os serviços ecossistêmicos que a biodiversidade urbana fornece são inúmeros e, muitas vezes, subvalorizados.

Além da estética, os ecossistemas regulam o suprimento e a qualidade da água, do ar e do solo, e moderam a temperatura ambiente. Em outras palavras, como menciona o documento citado, a quantidade de água é mantida por sistemas ecológicos naturais, a vegetação, mesmo no meio urbano tem o papel de fornecer oxigênio, reter o carbono, absorver a radiação solar, reduzir a poluição do ar, mantendo o equilíbrio da água em termos de qualidade e quantidade e a regulação da temperatura, ressaltando, nos parques essas funções mencionadas podem ser potencializadas.

Em  2007, Célia Kawai, escreveu o Guia dos Parques Municipais de São Paulo, mencionava a importância de exercitarmos um olhar atento ao espaço dos parques,  possibilitando observar características do ecossistema original da cidade em alguns parques urbanos: "pode-se ter uma percepção mais aguda de certos elementos característicos do nosso sítio urbano, quase sempre mascarados pelo modo como a cidade foi se desenvolvendo: um córrego, uma grota, uma encosta escarpada, um brejo, remanescentes de matas, afloramentos de rochas, enfim, várias expressões do meio físico original, cada vez menos evidentes no cotidiano de uma grande metrópole. "

Que tal iniciarmos uma investigação sobre os parques próximos a sua residência, estudo ou trabalho? Podemos começar visitando a página da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA):

 

Breve apresentação dos cursos mencionados:

 

 Curso Águas do Parque Ibirapuera (validação nº 125/2018)

 

O Parque Ibirapuera, inaugurado em agosto de 1954, possui grande biodiversidade, com 218 espécies da fauna divididas entre borboletas, peixes, répteis e aves. No lago existente no parque pode ser observado colhereiro, cabeça-seca e marreca-parda. A vegetação divide-se em eucaliptal com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados e alamedas de alecrim-de-campinas, alfeneiro, bambu-chinês, chichá, falsa - figueira-benjamim, guariroba, ipê-roxo, jerivá e seafórtia. O curso Águas do Parque Ibirapuera abordará esse cenário de biodiversidade e aliará as transformações que ocorreram no bairro e na bacia do córrego do sapateiro incluindo visita monitorada ao lago existente no parque.

 

Curso  Águas do Parque Chácara Jockey (validação nº 163/2018)

 

O curso tem como proposta resgatar conceitos históricos sobre a relação da Cidade de São Paulo com as águas da Bacia do Pirajuçara. Dialogando com questões ambientais importantes como qualidade do manancial; a importância da água em qualidade e quantidade em áreas urbanas e a vegetação no entorno desses sistemas hídricos dando ênfase aos parques urbanos. Encarando os parques como espaços privilegiados para ensino-aprendizagem de conceitos ligados a biodiversidade, conservação de sistemas hídricos urbanos e ações em prol da sustentabilidade ligada a mitigar as mudanças do clima.

 

Material para consulta:

 

Documentário Bacia de Concreto - Bacia do Pirajuçara

Livro Ibirapuera - para saber sobre a história do bairro e Parque Ibirapuera

Sobre Biodiversidade na Cidade

Sobre Parques na Cidade

  

*Colaboração: Umapaz