A importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas

O inseto é responsável pela reprodução de 80% das plantas

Uma abelha de cor alaranjada e preta; ao fundo cor laranja e amarelo claro

A abelha, parente das formigas, pertence à ordem Hymenoptera da superfamília Apoidea e apresentam diversas espécies, todas de extrema importância econômica e ecológica para o mundo. Mesmo com um ferrão e uma picada dolorosa, o inseto é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

Elas estão relacionadas com a sobrevivência de muitas espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola e para o sustento de espécies (aves e mamíferos) que se alimentam de frutas e sementes. Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem. Sem as abelhas, a vida em geral sofreria, já que a vegetação seria completamente reduzida.


Insetos de grande importância ambiental, as abelhas afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba. Ao produzir outros segmentos além do mel, como a cera, o própolis, o pólen apícola e outros componentes e através da sua polinização que é responsável pela produção de aproximadamente dois terços de alimentos ingeridos, as abelhas dão sua contribuição para a economia.  Por isso, preservar a vida das abelhas é preservar a vida de toda a humanidade.