Parelheiros ganha neste domingo o Parque Nascentes do Ribeirão Colônia

O primeiro parque urbano da região reúne lazer e contemplação com um espaço colaborativo para empreendedores da região, voltado à agricultura e ecoturismo.

Fundo degradê verde e branco, com os dizeres no lado esquerdo: "Inauguração", na cor verde e em preto, "Parque Nacentes do Ribeirão Colônia". Ao lado direito, uma foto do parque com um lado, uma casa ao fundo e diversas árvores.

Conhecida por sua vocação agrícola, a região de Parelheiros ganha neste domingo, 2 de fevereiro, seu primeiro parque urbano. Trata-se do Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia, localizado entre os bairros de Parelheiros e Vargem Grande, extremo sul da capital paulista. Ele oferece opções para a prática de esportes e o lazer, mas também disponibilizará uma escola de agroecologia e um espaço para abrigar uma unidade do Teia, coworking público da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, executado pela Ade Sampa.

Com cerca de 110 mil m², o Nascentes do Ribeirão Colônia é o primeiro parque urbano de Parelheiros, contemplando itens característicos de um parque urbano, com opções para a prática de esportes e para o lazer. Este é o primeiro parque integrante da lista de dez novos espaços prometidos à população pelo Plano de Metas 2019/2020 – outros nove devem ser entregues ao longo de 2020.

No entanto, incorpora recursos que valorizam as belezas naturais à volta, como espaço de contemplação (está próximo de um braço da Represa Billings) e privilegia a concentração de propriedades rurais destinadas à agricultura familiar. Por isso mesmo, o contará com uma Escola de Agroecologia. O parque ainda abriga uma unidade do TEIA, espaço gratuito de trabalho colaborativo organizado pela Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento).

Uma das finalidades do TEIA é justamente dar apoio à agricultura orgânica familiar, que reúne mais de 350 propriedades rurais nessa região. Por meio dessa plataforma, será possível potencializar as políticas públicas para produtores agrícolas, distribuidores e consumidores de alimentos. Trata-se de uma rede em parceria com o projeto Ligue os Pontos para fomentar ações empreendedoras e sustentáveis. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O espaço terá uma equipe da Associação ProBrasil para atender os empreendedores locais, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

SERVIÇO
Parque Nascentes do Ribeirão Colônia
Funcionamento: de segunda a domingo
Horário: das 7h às 18h
Endereço: Estrada da Colônia, 2.500

Teia Parelheiros
Funcionamento: segunda a sexta
Horário: das 8h às 17h