Secretaria do Verde e do Meio Ambiente realiza projeto-piloto de scanner para avaliação de árvores no Ipiranga

Evento aconteceu nesta quarta-feira (29) na Rua Ribeiro Lacerda

Fotografia do sensor usado para captar as imagens. O sensor se parece com uma câmera que fica na parte superior do carro, como uma antena.

A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Divisão de Arborização Urbana (DAU) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) inaugurou nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, na Rua Ribeiro Lacerda, no bairro do Ipiranga um projeto-piloto inédito de escaneamento das árvores. A DAU receberá os dados para a catalogação dos indivíduos arbóreos por um equipamento de scanner que circula na via, registrando imagens em 360º.

O principal objetivo deste projeto-piloto é a obtenção de dados dendométricos, que disponibilizará as medidas dos troncos, das alturas das árvores, da distância do lote entre outros.

“É muito importante trazer esses conceitos de tecnologia de precisão de uma forma rápida. Isso traz velocidade e agilidade para tomar as decisões certas”, disse o Secretário Adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Viegas.
Ele lembrou ainda que São Paulo utiliza desse recurso em outras áreas e vai ser fundamental para o trabalho de arborização. “A cidade já usa essa mesma tecnologia para o levantamento de viadutos e vai ser muito eficaz para a arborização também. Com o scanner, vamos saber o tamanho, diâmetro e a inclinação”, destacou.

Priscilla Cerqueira, diretora da Divisão de Arborização Urbana (DAU), se mostrou entusiasmada com a nova tecnologia à disposição. “Isso vai agilizar o trabalho e dar mais eficiência utilizando os recursos que temos à disposição. A cidade vai ter um grande ganho”, lembrou.

O projeto-piloto atende aos procedimentos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e será aplicado pela empresa Metro Cúbico Engenharia, detentora do equipamento e da tecnologia Laser Scanner Móvel (Mobile Mapping System, da sigla em inglês MMS). O objetivo da doação, segundo a empresa, é apresentar uma alternativa tecnológica de última geração para o cadastramento de árvores, que consiste em obter todas as suas medidas. Hoje, esse serviço é feito manualmente pelos técnicos da Prefeitura.

Fotografia do equipamento utilizado para scanear as árvores.

Mapeamento móvel

O mapeamento móvel é realizado por um equipamento de scanner acoplado a um veículo, que circula em velocidade média pela via (portanto, sem interferir no tráfego local), enquanto irradia cerca de um milhão de pontos por segundo. Desta forma, obtém nuvens de pontos de alta densidade em curto espaço de tempo – como em uma imagem em 3D. A divisão de Arborização Urbana terá imagens em fotos de registro 360º, georreferenciamento das árvores, além dos dados dendométricos que serão utilizados para o inventário arbóreo.

O engenheiro civil Luiz Llaberia, consultor da Metro Cúbico Engenharia, e responsável pelo equipamento falou. “Essa é uma iniciativa inédita, aplicada pela primeira vez em São Paulo. Esse scanner móvel emite um feixe eletrônico, que resgata mais de um milhão de pontos por segundo, criando uma imagem inteligente. É uma medição precisa. Esse arquivo de dados pode ser compartilhado futuramente com outras secretarias”, finalizou.

Fotografia dos participantes do projeto. Incluindo o secretário adjunto do verde e meio ambiente, Ricardo Viegas. Alguns funcionários da divisão de arborização e da subprefeitura do Ipiranga também posam para a foto.