O que são mudanças climáticas?

Saiba o que significa esse termo tão frequente na atualidade e acompanhe a série de notícias sobre meio ambiente.

No canto esquerdo da imagem existe um recorte com o fundo degradê de azul. Nesse recorte encontra-se a presentação de duas nuvens brancas, uma com um raio e chuva e a outra, também com chuva e sol. Junto dessas duas figuras econtra-se a representação de um sol na cor branca. O lado direito da imagem tem fundo branco, e centralizado no meio enocntra-se a frase " Mudanças Climáticas: O que são?" na cor azul.

A expressão “mudanças climáticas” é mais abrangente que qualquer outra, se fala em clima ou em aquecimento global. Aliás, “aquecimento global” se refere ao aumento das temperaturas e integra o conceito de Mudanças Climáticas. Elas se referem a alternações no clima que acontecem em todo o planeta – e aí se incluem a temperatura, a intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furações e ondas de calor.

Ao contrário do que acontecia no passado, hoje as mudanças climáticas são principalmente consequência das atividades humanas e muitas vezes podem ser irreversíveis. Atualmente o aquecimento global está acontecendo cada vez mais rápido, em relação ao passado.

As causas das mudanças climáticas podem ser naturais, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, porém, a atividade humana é em grande parte a maior responsável pela situação atual. A atividade que mais causa danos no planeta é a emissão de gases do efeito estufa, como o CO² e o metano.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança climática é um dos maiores desafios de nosso tempo. Desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar, são afetados por seus impactos.

Fonte: BBC Brasil