Último #vempassarinhar do ano é neste sábado, no Ibirapuera

Gratuita e democrática, esta atividade aproxima o homem da natureza e promove bem-estar físico e psicológico.

Fotografia de um sabiá com penas marrons e as penas da barriga em tom de laranja.

Participe do último #VemPassarinhar do ano. A atividade acontece no sábado (14), às 7h, no Parque Ibirapuera. No “Ibira”, podem ser encontrados vários ambientes, como aquáticos, campos abertos, bosques e matas. Por isso, proporciona avistar uma maior diversidade de aves, como garças, biguás, martins-pescadores, quero-queros, sabiás, pica-paus e psitacídeos, como o papagaio-verdadeiro.

O ponto de encontro para a observação de aves será na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ). Após observarem as aves pelo parque, o grupo retornará à UMAPAZ para listar os animais avistados por meio do e-Bird. Esse aplicativo envia os dados à Universidade de Cornell (EUA) e permite a catalogação das espécies. Às 10h, é momento de pausa para um café da manhã compartilhado: basta levar comida ou bebida. Em seguida, às 10h30, o biólogo Carlos Yamashita, analista ambiental do IBAMA/SP, fará a palestra com o tema “O papo das Araras”.

O #VemPassarinhar é uma ação conjunta da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da SAVE Brasil e do Observatório de Aves do Instituto Butantan. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e dispensa inscrição prévia. A recomendação é usar calçados fechados e confortáveis e roupas leves. Equipamentos que facilitem o avistamento, como binóculos e câmeras fotográficas, são bem-vindos, mas não obrigatórios. O importante é dar-se um presente: o contato com a natureza.

Confira a programação completa:
7h – breve explicação sobre a atividade na UMAPAZ e saída a campo
9h30 – listagem das espécies avistadas com o aplicativo e-Bird
10h – Café colaborativo
10h30 – “Papo de Passarinho” com o biólogo Carlos Yamashita, analista ambiental do IBAMA/SP, com o tema “O papo das Araras”.

SERVIÇO
#VemPassarinhar
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: das 7h às 12h
Local (ponto de encontro): UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7-A - Parque Ibirapuera
Foto Sabiá: Marcos Kawall