Caciporé Torres abre portas de seu ateliê

Nesse encontro, o artista receberá os participantes inscritos pela UMAPAZ em seu espaço de criação.

Imagem com pintura estilo aquarela formando uma mancha nas cores laranja, bege, vermelho, anil, verde roxo e rosa, no centro a seguinte escrita em branco " Atelier Caciporé Torres".


Aço e ferro, materiais tão comuns – às vezes até em estado de sucata – viram arte nas mãos de Caciporé Torres. O artista abre as portas de seu ateliê para visitantes em evento promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). O projeto, idealizado e coordenado pela arquiteta Helena Quintana Minchin, é uma oportunidade para seus integrantes conhecerem de forma mais intimista o universo criativo desse artista, tão presente na cidade de São Paulo.

O escultor Caciporé de Sá Continho da Lamare Torres, ou apenas Caciporé Torres, é também desenhista e professor. Nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Araçatuba, em 10 de março de 1932. Sua produção artística tem como destaque a utilização de materiais industriais, que são cortados, lixados, vergados, moldados, soldados e pintados. Com proporções monumentais, suas obras apresentam formas abstratas.

Sua primeira exposição aconteceu quando tinha apenas 17 anos, em 1948, no XII Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. É considerado o autor com o maior número de esculturas expostas em espaços públicos no Brasil. Suas peças podem ser encontradas no Museu de Arte Moderna (MAM), que fica no Parque Ibirapuera, na Praça da Sé, no Largo São Bento e na Estação Santa Cecília do Metrô.

SERVIÇO
ATELIER ABERTO... Encontro com Caciporé Torres
Data: 09 de dezembro (segunda)
Horário: das 14h às 16h
Local: ateliê do artista (endereço será fornecido aos inscritos confirmados)
Inscrições: através do formulário