Parque Ibirapuera oferece atividades variadas nas programações fixa e mensal

Meditação, Tai Chi e danças circulares fazem parte da agenda fixa do parque e são ideais para frequentadores que buscam saúde e bem-estar

Fotografia da fachada do prédio do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera.
Que tal ir além dos piqueniques e passeios de bicicleta no Ibira? A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), coordenação de educação ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), organiza a agenda do Parque Ibirapuera e é responsável por oferecer quatro atividades fixas – além de uma extensa programação mensal – de segunda a sexta, em horários diversos. Todas elas são gratuitas, abertas ao público geral e ideais para quem busca práticas de relaxamento.

Às segundas e sextas-feiras, a partir das 10h30, o milenar Tai Chi Pai Lin conduz os participantes à reflexão sobre a relação entre ser humano e natureza. Quem busca serenidade, equilíbrio e qualidade de vida não pode perder a sessão de meditação às quartas-feiras, às 11h. As danças circulares sagradas acontecem às quartas, das 9h às11h30; e às quintas, das 14h às 16h30, e são ideais se o objetivo é aumentar a percepção corporal e reconectar-se consigo mesmo e com o meio ambiente.

Uma das principais estratégias de sensibilização ambiental da UMAPAZ é o programa Aventura Ambiental, que acontece às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. É possível inscrever turmas de 15 a 40 pessoas para conhecer as dependências da UMAPAZ e do Viveiro Manequinho Lopes, equipamentos pertencentes à área de 1.584.000 m² do parque. Durante o roteiro, os participantes podem conhecer mais sobre a história do parque, a Mata Atlântica, os ciclos biogeoquímicos e o uso do solo, além de curiosidades sobre a biodiversidade local.

Programação mensal

A cada mês, a UMAPAZ também oferece palestras, cursos, workshops, bate-papo com especialistas, oficinas e excursões externas, sempre abordando assuntos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas elas são gratuitas, abertas a todos os interessados e exigem inscrições prévias por meio de respectivos formulários eletrônicos. A programação mensal completa pode ser consultada sempre no site da SVMA.

O Planetário Prof. Aristóteles Orsini, mais conhecido como Planetário do Ibirapuera, também possui uma agenda mensal gratuita com observações solares e noturnas, sessões especiais, visitas guiadas e oficinas. Um dos destaques para o mês de setembro é a sessão cidadã Pisamos mesmo na Lua?, que acontece no dia 22 (domingo), das 17h às 18h. A atividade é recomendada ao público com idade a partir de 5 anos e basta adquirir os ingressos gratuitos no site da Ticket Fácil para participar.

Confira a programação completa