Parceria viabilizará revitalização do Parque Linear da Integração Zilda Arns

Convênio firmado entre SVMA e Sabesp destina R$ 7,2 milhões para obras de infraestrutura no parque, gerido pelo município e implantado em terreno da concessionária.

Imagem com fundo verde-água. Ao centro, estão aplicados os dizeres "Revitalização do Parque Linear da Integração Zilda Arns" em letras brancas e garrafais.

Foi firmado convênio entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a Sabesp para destinar R$ 7.200.000,00 para a revitalização do Parque Linear Zilda Arns, na região leste da capital. A atualização do convênio foi apresentada durante a 61ª Reunião do Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da Capital Paulista, realizada nesta terça n dia 25 de junho último. O plano de trabalho será detalhado nos próximos 30 dias.

Esse plano definirá a aplicação dos recursos e cronograma de reembolsos, definindo também as obras e serviços necessários à recuperação da infraestrutura, equipamentos e outros elementos. Caberá à Sabesp realizar a transferência dos valores em etapas, sendo a primeira parcela, de 40%, repassada dentro dos próximos 30 dias. As demais, de 30%, serão repassadas no 10º e 20º mês de vigência desse contrato, mediante a respectiva prestação de contas.

O parque
O Parque Linear da Integração Zilda Arns tem 7,5 km de extensão e foi inaugurado em 16 de janeiro de 2010. Dispõe atualmente de bicicletário, pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer, como quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos (xadrez e dama), playground, pista de skate e arenas para eventos. No terreno, que pertence à Sabesp, estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, que abastece 1,4 milhão de pessoas e possui 77 km de extensão.

O nome do parque presta homenagem a Zilda Arns (1934-2010), coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa. As duas organizações estão ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, faleceu em 12 de janeiro de 2010, durante terremoto que assolou a cidade de Porto Príncipe, no Haiti, quando cumpria agenda de palestras.