Parque Vila dos Remédios comemora 40 anos

 Fotografia de com um bolo de cobertura azul à direita. À esquerda, estão várias flores com pétalas cor-de-rosa. No canto central esquerdo, estão os dizeres: "Parabéns, Parque Municipal Vila dos Remédios".
Em junho, o Parque Vila dos Remédios completa 40 anos. Com aproximadamente 110 mil metros quadrados, esta bela área verde da cidade é uma ótima opção para quem procura lazer, sossego e contato com a natureza. Sua vegetação é formada por remanescentes de Mata Atlântica, composta inclusive por espécies da flora em risco de extinção, como cedro, palmito-jussara, pau-brasil e pinheiro-do-paraná.

Ao passear por suas instalações, é possível observar aves como o beija-flor-de-papo-branco, o tié-preto, a cigarra-bambu e o picapauzinho-verde-carijó. O local ainda permite a observação dos rapinantes gavião-peneira, o caracará e a corujinha-do-mato.

Nesta lista, abrigam-se as aves migratórias, como suiriri, juruviara e tesourinha que passam parte de seu ciclo de vida no parque, entre os meses de setembro e março. A infraestrutura do Vila dos Remédios conta com lago, playground, churrasqueira, trilhas, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica.

Inicialmente, a área do parque pertencia à Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência, mais conhecida como Bosque das Freiras. Em 1976, a área foi cedida à Prefeitura de São Paulo para a implantação do parque público, oficialmente inaugurado em junho de 1979. O parque é considerado patrimônio natural devido ao grande número de exemplares arbóreos ali preservados.

SERVIÇO
Parque Vila dos Remédios
Endereço: Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413 - Vila Jaguará
Informação: (11) 3625-1419